RH e Marketing: Como essas áreas trabalham juntas?

Muitos podem olhar de fora e ver RH e Marketing como dois seres nadando em correntes opostas dentro de um rio. Porém, nos últimos anos, as águas fizeram com 

que essa corrente fluísse para o mesmo norte, mostrando a importância da integração entre as áreas para o crescimento da empresa. 

Se antes um era visto como quem cuidava da pessoa colaboradora e o outro do cliente, atualmente, entende-se que a pessoa colaboradora também merece ser vista e analisada como um cliente externo. Além disso, o cliente também merece ser tratado com as mesmas preocupações que a empresa cuida das suas pessoas colaboradoras.

Neste blogpost, vou abordar como essas áreas podem e devem trabalhar em conjunto, construindo uma jornada sólida de Employer Branding. Além disso, vamos trazer pontos onde práticas comuns podem ser utilizadas para que uma ajude a outra.

RH e Marketing trazem o Employer Branding e o Branding ideal

O Employer Branding não é apenas a busca por promover a sua marca empregadora. Ele faz parte de uma jornada ampla, que contempla todas as fases que os talentos passam dentro das empresas, desde antes de conhecê-la. 

Já o Branding, diz respeito à mesma jornada, com o foco no consumidor do produto ou serviço. É como uma marca quer ser vista e se relaciona com o mercado e seus consumidores. 

Já deu para perceber que essas duas jornadas precisam estar muito bem alinhadas, não?

Pois, não adianta nada para a marca ter um Branding maravilhoso, com milhões de seguidores e uma reputação consolidada no mercado, se o seu Employer Branding vive respirando por aparelhos, sem uma estratégia muito bem definida.

Um exemplo onde RH e Marketing não conversam

Com o advento das redes sociais, esse impacto é questão de tempo (ou segundos). Por exemplo: pense em uma empresa que tem como pilar o meio ambiente. Ela investe muito em cases ambientais, campanhas de conscientização, além de tratar com orgulho de como realiza a sua produção de maneira consciente. 

Visualizou?

Pois bem, agora, pensa que dentro do escritório dessa empresa, o lixo não é recolhido de maneira consciente. No seu onboarding, o assunto nem é citado para as novas pessoas colaboradoras.

Um belo dia, 2 pessoas colaboradoras tiram uma foto ingênua, sem provocação, mas que evidencia a lixeira abarrotada ao fundo, onde se vê claramente que não há separação entre reciclável e não reciclável. 

Então, um outro amigo vê aquilo nas redes sociais e acha um absurdo, pois consome os produtos daquela empresa muito pelo seu viés ambiental. Ele compartilha uma arte em suas redes sociais.

Está feito o caos

Por não ter um alinhamento em seus discursos e estratégias, o RH acabou não se preocupando com o Employer Branding para tornar a empresa um exemplo na questão ambiental Por outro lado, o Marketing nunca se atentou ao que acontecia da porta para dentro do escritório, achando que deveria se preocupar somente com o cliente.

RH traz para o Marketing como lidar com as pessoas

Você já entendeu que RH e Marketing tem de conversar para que uma empresa seja coerente. Mas, no que o RH pode ajudar o marketing?

O RH apareceu nas empresas no início do século 20, como Relações Industriais.  Durante muito tempo, a área cuidava somente dos aspectos burocráticos da relação empresa e pessoa colaboradora. Porém, com a evolução do mercado, foi agregando funções que antes ninguém imaginava que existiriam.

Uma dessas funções foi o desenvolvimento e reconhecimento das pessoas colaboradoras. As empresas começaram a perceber que era fundamental trazer um ambiente acolhedor para que os seus colaboradores se desenvolvam profissionalmente e, hoje em dia, psicologicamente.

Esse aprendizado de décadas na relação com as pessoas é um fator do qual o Marketing pode se aproveitar. Analisar a maneira como o RH trabalha com as pessoas pode ser fundamental para  o Marketing criar uma relação sólida com os clientes e parceiros.

O time de Marketing que souber trabalhar ainda mais a sua empatia e senso de pertencimento que vem do RH, com certeza, vai se sobressair perante a quem só se preocupar com o número de pessoas que compram ou não o seu produto.

O marketing traz os dados para o RH trazer os melhores talentos

Do outro lado da moeda, o RH também pode aprender muito com o Marketing digital, principalmente, quando falamos de dados. O modo como as equipes de Marketing usam os dados para mensurar e avaliar a sua base de contatos pode ser muito interessante para a área de Recursos Humanos.

Várias ferramentas de fácil acesso permitem acompanhar os dados em tempo real. O RH pode usar uma ferramenta para acompanhar suas ações dentro da empresa. Ao saber o básico sobre KPI’s (Indicadores-Chave), a equipe vai poder analisar e planejar a melhor maneira de se comunicar e fazer com que os colaboradores absorvam aquela ação. 

Mas vai muito além dos dados

Além dos dados, fator fundamental para uma estratégia sólida de Marketing, o Employer Branding utiliza diversas referências provenientes do Marketing para transformar a jornada do RH desde antes de conhecer o talento, até a sua saída da empresa.

Confira alguns exemplos:

  • Marketing de Recrutamento: Engloba as estratégias e táticas que uma organização usa para atrair, engajar e nutrir talentos para convertê-los em pessoas candidatas. Como o próprio nome sugere, tais estratégias são adaptadas do Marketing tradicional.
  • Redes Sociais de Carreira: É uma estratégia que vem das redes sociais das empresas, estruturada especialmente para a atração de talentos, compartilhar iniciativas, cultura da marca empregadora, eventos e etc.. 
  • Blog de Carreira: Segue o mesmo conceito das redes sociais, mas, ao invés de focar no produto, focamos no profissional que queremos atrair para aquela empresa de maneira orgânica. Além disso, também ajuda no desenvolvimento profissional de quem faz parte da empresa.
  • Candidate Persona: É uma personagem fictícia que representa a pessoa candidata ideal para a vaga que a empresa está buscando preencher. Portanto, Persona é um personagem que o marketing cria para estabelecer o perfil do seu cliente.

Teste uma ferramenta criada e pensada 100% para o RH

Inclusive, já há ferramentas de Marketing criadas 100% para o RH. Como o spark colab, uma ferramenta de comunicação interna e endomarketing que integra diretamente com as principais plataformas de RH. Assim, o RH tem os dados das pessoas colaboradoras em tempo real, não precisando do suporte de TI.

Compartilhe
Pular para o conteúdo