CRM de Talentos: Por que investir? - Matchbox

CRM de Talentos: Por que investir?

28 de janeiro de 2020

CRM de Talentos: Por que investir?
Avatar

Juliana-maffia

Coordenadora de marketing da Matchbox
Talent Experience Day

A forma como uma empresa desenvolve seu relacionamento com candidatos, como em um sistema de CRM de Talentos (Candidate Relationship Management), afeta diretamente a forma como eles irão performar uma vez entram para o time. Esse é também um fator que determina seu nível de engajamento e define a experiência do colaborador (employee experience), que começa quando o candidato primeiro conhece a empresa e a marca. 

Tanto a experiência do candidato como a experiência do colaborador são equivalente à experiência do cliente. E depois, os próprios colaboradores são quem define a experiência do seu consumidor. Por isso a extrema importância do gerenciamento do seu talento!

Qual a importância de investir em um CRM de Talentos?

  • Comece a recrutar antes mesmo de ter a vaga
  • Construa sua marca empregadora
  • Dê insights aos candidatos sobre a cultura da sua empresa
  • Identifique onde você está perdendo seus talentos
  • Demonstre o quanto os candidatos são importantes para você
  • Análise a diversidade dentro do seu pool de talentos

Leia abaixo por que cada um dos pontos acima é relevante:

1. Comece a recrutar antes mesmo de ter a vaga

Considere que você busca contratar candidatos que tenham se formado em determinada faculdade. Por usar seu CRM, você já havia criado um pipeline com esses estudantes que estavam prestes a se formar. Você criou um relacionamento através de emails, contatos de whatsapp e até mesmo eventos presenciais.

Sabendo que a formatura desses alunos está próxima, você é o primeiro recrutador a entrar em contato e consegue uma conversão maior destes talentos para sua empresa.

2. O CRM permite você construir uma marca empregadora memorável 

A marca empregadora também impacta muito o trabalho do recrutador. Sites como o Glassdoor e o LinkedIn são muito usados por quem está se candidatando para vagas e está em busca de avaliações sobre a empresa.

Independente da forma como essa interação entre empresa e talento acontece, os profissionais de RH precisam manter um relacionamento contínuo com talentos, colaboradores e ex-colaboradores de maneira geral. Talentos precisam ser “convencidos” de que estão tomando a decisão certa e estes stakeholders podem que ajudar com isso. 

É aí que o CRM de Talentos entra como o braço direito do recrutador, apoiando ele a construir este relacionamento e, consequentemente, auxiliando o avanço dos candidatos na jornada do talento.

3. Um CRM de Talentos auxilia candidatos a entender melhor sua empresa

Quando um profissional usa um CRM, ele auxilia o candidato, por meio das suas ferramentas, à compreender quando uma empresa está alinhada aos seus objetivos e valores, e quando não está.

É através de conteúdo e contato constante que esse candidato começa a entender sua organização e consequentemente, toma sua decisão com mais sabedoria.

4. O CRM te ajuda a entender em que etapa do recrutamento você está perdendo talentos

Através da ferramenta certa é possível entender quais são os furos do seu processo, em que momento o candidato está se desengajando e trabalhar para melhorar seu recrutamento de forma mais assertiva. 

5. CRM te ajuda a construir relacionamentos que vão além de uma vaga pontual

Algumas vezes você encontra um talento que tem muito fit cultural com sua empresa, mas nem sempre esse talento é a pessoa certa para a vaga que você está trabalhando. O CRM te ajuda a manter esse talento de alto potencial próximo, para que no momento certo você consiga oferecer para ele uma vaga que faz mais sentido para o seu momento profissional.

Do lado do talento, ele entende o quanto a empresa está preocupada com fit e com o alinhamento entre o que a empresa e o candidato tem a oferecer.

6. Dados: já falamos que o CRM te ajuda a analisar seu pool de talentos?

Se você tem preocupação em continuar alimentando seu pipeline de talentos para vagas recorrentes, saiba que um CRM é uma ótima forma de acompanhar estes resultados. Por ele é possível entender o perfil da sua base, possíveis gaps, e assim, nortear sua estratégia de atração de novos talentos para o pool.

Afinal, um CRM de Talentos permite que você crie segmentações com seu candidatos para que você tenha um overview de toda a sua base.

Post imagem