Planejamento de Comunicação Interna: Como construir um?

Se o objetivo da sua empresa para o próximo ano é fortalecer a marca empregadora, nós temos uma boa notícia! Preparamos um conteúdo completo para você descobrir como construir um planejamento de Comunicação Interna e, assim, manter o seu time engajado durante o ano inteiro. Assim, você poderá reduzir o turnover e aumentar a atração de talentos.

Boa leitura!

Por que fazer um planejamento de Comunicação Interna? 

Você já ouviu aquela expressão “para quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve”? A razão pela qual estruturar um plano é importante é justamente criar uma bússola para que toda a empresa esteja alinhada na mesma direção e propósito. Por isso, o planejamento estratégico deve ser feito com atenção e muito estudo. Assim, você terá:

  • um guia que alinha, para toda a organização, quais são os objetivos;
  • mostrar valor sobre a sua área;
  • equipe engajada com os objetivos;
  • melhor visualização do retorno em relação aos seus esforços.

Por que você deve atualizá-lo?

Se você acredita que o plano deve ser feito uma vez apenas e nunca mais passar por edições, saiba que não é bem assim. O mundo passa por constantes transformações e muitas delas exigem o nosso olhar para que possamos identificar quais necessidades devem fazer parte da Comunicação Interna.

Por outro lado, o documento não deve ser atualizado a cada trimestre. A nossa dica é que a revisão aconteça, pelo menos, uma vez ao ano. Assim, você pode alinhar com toda a organização quais serão os principais objetivos naquele ano, mostrar o conceito estratégico e atualizar as demais informações que forem necessárias.

Como construir um planejamento de Comunicação Interna?

A primeira etapa é… colocar a mão na massa? Ainda não. Antes de iniciar a construção do plano, vem a coleta de informações. Ou seja, muito estudo com análise de informações, busca por pesquisas sobre o segmento e entrevistas com as pessoas colaboradoras da empresa de diferentes níveis hierárquicos. 

Estudo realizado? Então vamos à próxima etapa!

Capa

Inicie a sua apresentação com um slide que contenha o título (Planejamento de Comunicação Interna de 2023, por exemplo) e a logo da empresa.

Sumário

Aqui, coloque uma prévia do que o time irá encontrar na apresentação.

Objetivo(s)

Quais são os pontos de partida do planejamento? Coloque aqui.

Contexto/Diagnóstico/Tendências do mercado

Nesta parte, você irá inserir a sua análise sobre o mercado de uma forma geral. Vamos supor que o seu objetivo é ter um time mais engajado em 2023, assim, você pode citar um dado do livro Time, Talent, Energy, do autor Michael Mankins, que afirma que o colaborador inspirado é até 125% mais produtivo.

Pesquisas internas

Lembra-se que falamos sobre realizar entrevistas antes de iniciar, de fato, o planejamento de comunicação interna? Aqui você irá trazer quais foram as principais respostas que surgiram durante as etapas de perguntas e respostas com os colaboradores. A ideia é que seja uma continuidade do que você trouxe na etapa anterior (Contexto/Diagnóstico/Tendências do mercado).

Análise da concorrência

Traga um resumo de suas pesquisas sobre outras empresas do segmento. Isso vale tanto para boas práticas como lacunas deixadas pelos concorrentes (elas podem se tornar diferenciais importantes para a organização).

Conceito estratégico

Cuidado para não confundir com o slogan da companhia. O conceito pode ser fruto da sua análise e estar diretamente ligado à necessidade que você mapeou. Então, se o desafio é engajar a equipe, um exemplo de conceito seria “Matchbox e você: criando jornadas inspiradoras”. Lembre-se de utilizar o conceito na sua rotina, seja em eventos internos ou comunicados por e-mail.

Canais de comunicação

Como o setor irá dar voz a esse conceito estratégico? E-mail? Eventos internos? LinkedIn? Aqui é o lugar de explicar esse ponto.

Pontos de ação

De que forma esse conceito será colocado em prática? Semanas temáticas? Palestras? Implementações de novas ferramentas de comunicação? Comunique neste slide.

Orçamento e cronograma

É fundamental que as ideias saiam do papel. Por isso, alinhe aqui quando serão colocadas em prática e seja realista com relação ao orçamento.

Mensuração/feedback

Compartilhe com o time como funcionará a etapa de feedbacks para que o setor possa medir os resultados das ações realizadas e fazer ajustes, se necessário.

Dicas finais para construir o planejamento de comunicação interna 

A empresa possui time de design? Peça a um designer para ajudar com a identidade visual da apresentação. Caso não seja possível, atente-se à fonte e as cores indicadas no manual de marca da organização. Um material bem organizado irá transmitir seriedade e aumentará a atenção do público ao conteúdo.

Além disso, se possível, apresente o conteúdo para toda a empresa na mesma oportunidade, seja ela uma reunião virtual pelo Zoom ou um evento interno. O importante é que chegue ao conhecimento dos times sem um grande intervalo de tempo entre as apresentações.

Se você gostou do conteúdo até aqui, saiba que a nossa última dica é, também, um convite para você: conheça o Calendário de Comunicação Interna 2023 da Matchbox! Você poderá impulsionar o seu planejamento estratégico e fortalecer a marca empregadora com todas as dicas que trouxemos. Acesse agora mesmo clicando aqui!

E-book para ajudar no planejamento de comunicação interna
Compartilhe
Pular para o conteúdo