Funil de recrutamento: calcule o pipeline de candidatos - Matchbox

Funil de recrutamento: calcule o pipeline de candidatos

20 de março de 2018

funil de recrutamento
Avatar

Juliana-maffia

Coordenadora de marketing da Matchbox

Saiba qual o modelo de funil de recrutamento utilizado pela Matchbox e o que fazer em cada etapa do processo

Ao saber que você vai conduzir um processo seletivo, para estágio ou trainee, o funil de recrutamento é uma das primeiras coisas a se fazer. Você já sabe que o programa vai acontecer, já sabe quais são as vagas, quantas vagas têm e quais as etapas do processo. Calcular seu funil de recrutamento é o próximo passo, antes mesmo de desenhar o cronograma do processo seletivo.

O funil de recrutamento nada mais é do que o calculo de candidatos necessários para que a próxima etapa seja efetuada dentro dos seus objetivos. Por exemplo: você quer contratar uma pessoa para uma vaga de marketing, para isso é necessário fazer todo o processo reverso e descobrir quantos candidatos você precisa ter em cada etapa para conseguir contratar essa pessoa.

Para que serve o funil de recrutamento?

O funil é o que nos guia durante todo o gerenciamento do processo seletivo. É em cima dele que você vai conseguir olhar a sua base de candidatos, triar e gerenciá-la. O funil irá te guiar ao longo de todo este processo, seu acompanhamento garante que você tenha clareza dos seus objetivos e saiba se está atingindo o resultado necessário. Além disso, é o funil que auxilia você caso seu resultado não esteja dentro do esperado.

Com o funil em mente é possível entender em qual etapa é possível flexibilizar e qual é o impacto disso no resto do processo.

Como mencionamos lá em cima é preciso ter algumas informações sobre seu programa de estágio ou trainee antes de começar o funil de recrutamento. São elas:

Data de início das inscrições para o programa

Número de vagas abertas

Etapas do processo seletivo definidas

Quem é responsável por calcular o funil de candidatos?

Em geral é importante que a pessoa responsável pelo funil e cronograma precisa ter experiencia com programas de estágio e trainee e que tenha conhecimento da empresa, perfil de vaga, saber minimamente prever o risco, conhecer as etapas e ferramentas

Como fazer o cálculo do funil de recrutamento?

Antes de mais nada, a gente aconselha você a dividir o funil de recrutamento em dois para que não haja surpresa em nenhuma das etapas. Na Matchbox fazemos isso e funciona muito bem! Quais são eles:

Funil de convocados: pessoas que você precisa convocar pensando em possíveis desistências

Funil de realizados: o número de candidatos que você efetivamente precisa em cada etapa.

Agora vamos ao que interessa, nós utilizamos uma fórmula nossa para calcular o funil, chegamos a formula ideal fazendo muito processo seletivo (nossas consultoras já possuem bastante experiência no assunto).

Para fazer o seu cálculo baixe nosso Excel com a calculadora de funil, com ele você só precisa incluir o número final de candidatos contratados que ela faz todo o cálculo reverso.

O que pode acontecer se eu não fizer esse cálculo?

Não fazer o cálculo do seu funil de recrutamento é o mesmo que remar sem saber para onde está indo. Sem o funil você pode até monitorar o número de inscritos, mas não vai saber se está conseguindo atingir os números necessários.

Mesmo que você olhe o número de pessoas dentro do perfil, sem saber qual o número que precisa em cada etapa, você não consegue se planejar e mapear os riscos. Consequentemente não consegue traçar estratégias para minimizá-los. Você pode chegar em determinada etapa dos processos e ter a surpresa de não encontrar o número necessário de candidatos para o programa.

Um outro impacto que pode ter é no próprio cronograma. Se você não sabe quantas pessoas você vai ter nas etapas presenciais, você não sabe quantos dias você precisa para realizar aquelas etapas. Além disso, seu cronograma nunca estará correto, você pode se comprometer com a entrada do candidato em uma data e quando chegar a etapa isso não ser o suficiente.

Agora que você sabe com a importância do funil e como calculá-lo é hora de pôr a mão na massa!  Faça o download da nossa calculadora e descubra quantos candidatos você precisará em cada etapa para fechar sua vaga com tranquilidade!

Se você já calculou seu funil a próxima etapa e criar o cronograma do seu processo seletivo, saiba como a Matchbox cria seu cronograma!

Post imagem