Saiba qual o modelo utilizado pela Matchbox e o que fazer em cada etapa do funil
Ao planejar um programa de estágio ou trainee, o funil de recrutamento é uma das primeiras coisas a se fazer. A partir do momento que você já sabe que o programa vai acontecer, já sabe quais e quantas são as vagas e quais as etapas do processo, calcular seu funil de recrutamento é o próximo passo, antes mesmo de desenhar o cronograma do processo seletivo.
O funil de recrutamento nada mais é do que o cálculo de pessoas candidatas necessárias para que você feche suas vagas dentro de um programa de alto volume. Em outras palavras: você quer contratar uma pessoa para uma vaga de operação, para isso é necessário fazer o cálculo reverso para descobrir quantas pessoas candidatas você precisa ter em cada etapa para conseguir fechar esta vaga, levando em consideração desistências, cortes de avaliação, entre outros fatores.
Para que serve o funil de recrutamento?
O funil é o que traz previsibilidade durante todo o gerenciamento do processo seletivo. É a partir dele que você vai conseguir tomar decisões sobre montante de pessoas candidatas, entender oportunidades de aumento ou balizamento de régua de avaliação e até mesmo entender a efetividade das etapas que está aplicando. Acompanhar o funil garante que você tenha clareza das suas metas e saiba se está atingindo o resultado necessário em cada etapa do programa, focando sempre no fechamento da vaga no final da jornada.
Com o funil em mente é possível entender em qual etapa é possível flexibilizar e qual é o impacto disso no resto do processo. Além de conseguir mensurar melhor seus esforços,terá uma melhor previsibilidade dos custos envolvidos no programa (como testes, por exemplo).
Para você começar a desenhar seu funil, são necessárias algumas informações sobre seu programa. São elas:
- Número de vagas abertas
- Etapas do processo seletivo definidas
- Informações sobre réguas de avaliação (qual será a % de pessoas excluídas de cada etapa por não alcançarem a nota mínima?)
- Informações sobre o engajamento das pessoas na etapa (qual será a % de pessoas que não realizarão a etapa?)
A partir destas informações você conseguirá fazer, de baixo para cima, o cálculo do funil e com isso, aumentar a probabilidade do fechamento das vagas no final do programa.
Como fazer o cálculo do funil de recrutamento para projetos de estágio ou trainee?
Tendo as informações listadas acima (número de vagas, etapas e benchmarking de avaliação e engajamento), você deverá começar de baixo para cima, dividindo o número da etapa posterior pela porcentagem que você decidiu como régua de corte e acrescentar a esse número, a porcentagem de pessoas que desistirão da etapa.
Por exemplo:
Tenho 70 vagas. Preciso entregar 3 pessoas para a entrevista para a liderança para que aprove uma (aproveitamento de 33%)
70 dividido por 33% significa que preciso levar, arredondando, 210 pessoas para a entrevista.
Também sei, por histórico, que 10% das pessoas desistem da entrevista, ou seja:
210 somado a 10% (de 210) = 231 pessoas aprovadas nas etapas anteriores prontas para serem direcionadas para entrevistas.
Ou seja:
Convocações para entrevistas: 231
Entrevistas realizadas: 210
Pessoas aprovadas em entrevistas e que fecharão o processo: 70
Parece complexo, mas depois que você entende o raciocínio estes cálculos passam a fazer parte do seu dia a dia.
O que pode acontecer se eu não fizer esse cálculo?
Não fazer o cálculo do seu funil de recrutamento é o mesmo que remar sem saber para onde está indo. Sem o funil você pode até monitorar o número de inscritos, mas não vai saber se está conseguindo atingir os números necessários.
Mesmo que você olhe o número de pessoas dentro do perfil, sem saber qual o número que precisa em cada etapa, você não consegue planejar e mapear os riscos. Consequentemente não consegue traçar estratégias para minimizá-los. Você pode chegar em determinada etapa dos processos e ter a surpresa de não encontrar o número necessário de candidatos para o fechamento das vagas.
Um outro impacto que pode ter é no próprio cronograma. Se você não sabe quantas pessoas você vai ter nas etapas em grupo, você não saberá quantos dias você precisa para realizar aquelas etapas, podendo atrapalhar na expectativa dos stakeholders da entrada destas novas pessoas colaboradoras.
Agora que você sabe com a importância do funil e como calculá-lo é hora de pôr a mão na massa! Faça o download da nossa calculadora no link abaixo e descubra quantas pessoas candidatas você precisará em cada etapa para fechar sua vaga com tranquilidade!