Close

Papel do Sourcer e sua importância na área de RH

Você já ouviu falar sobre ao papel do Sourcer no RH? Empresas como Ambev, Grupo Boticário, Nubank, Google, entre outras, trabalham com o modelo Sourcing dentro da sua estrutura de recrutamento e seleção. Quer saber mais? Acompanha esse conteúdo que nós te explicamos melhor.

 

A pessoa mais conhecida do mundo do RH é o recrutador. Você já parou para pensar quantas atividades o recrutador faz? Ele tem diversos papéis no fluxo todo de contratação, que vão desde o processo seletivo até o pós processo.

 

Mas antes disso, ele tem a difícil e complexa tarefa de encontrar e qualificar esses talentos para aí sim, colocá-los dentro de um processo seletivo.

 

O modelo de Sourcing ganhou espaço no mercado de Recrutamento e Seleção justamente por ter um papel tão importante empoderar as áreas de Recursos Humanos com dados e processos seletivos mais assertivos!

 

Afinal, qual o papel do Sourcer?

O Sourcer chega como a pessoa chave no fluxo de contratação! Pois, ele tem o papel de encontrar, qualificar e nutrir relacionamento com talentos para as vagas do recrutador!

 

É isso mesmo que você entendeu, o Sourcer é o par do recrutador! Dessa forma ele garante pessoas com perfil mais aderente a vaga para participar do processo seletivo, o que traz fluidez no processo além de evitar conversas desnecessárias!

 

Vamos refletir sobre perfil de pessoas candidatas com mais aderência. O que de fato isso impacta na sua empresa!? E como o papel do Sourcer garante a atração desse perfil de pessoas.

 

Pois, são Diretores e Gestores, o Sourcer é o famoso “ouro” da sua empresa, é através do trabalho dele que esse talento vai se relacionar com a sua empresa antes mesmo de saber que vai trabalhar aí, além de trazer indicadores que ajudaram a recalcular rotas de contratação!

 

Hoje a busca pelos melhores talentos está cada vez mais difícil, os talentos querem realmente conhecer as empresas antes de trabalhar! O papel do Sourcer além de estar relacionado com a realização de crivos para ver se o talento corresponde ao job description e fit cultural, também se alinha com a responsabilidade por nutrir um relacionamento com esse talento. Pois, os melhores não vão para sua empresa de uma hora para outra!

 

Então esse profissional, o Sourcer, é o responsável pelo processo de encontrar esses talentos e garantir que eles sempre lembram da sua empresa como um ótimo lugar para trabalhar!

 

A ideia é o Sourcer se relacionar com diversos talentos, de modo a gerar um pool de potenciais talentos, para quando o gestor “bater na porta” falando que precisa de 5 vagas para ontem, ele saber facilmente onde encontrar e tornar todo esse processo mais fluido!

 

 

Ok, mas, porque o Sourcer traz indicadores estratégicos que ajudam gestores a recalcular rotas?

 

Através do relacionamento com os talentos, o Sourcer conhece melhor o mercado e capta informações importantíssimas para ajudar a achar onde estão os gaps do não fechamento de vagas — por exemplo: ele traz dados para sua empresa como, “x% das pessoas que falei esse mês tinham todo o perfil para nossa empresa, porém não consegui colocar em um processo por conta da faixa salarial, ou benefícios” ou, “não somos reconhecidos no mercado como uma empresa de tech”.

 

Um talento ao passar pelo profissional de Sourcing na etapa de seleção desenvolve um mindset bem diferente de pessoas de foram recrutadas e achadas sem um relacionamento prévio!

 

O talento que passou pelo Sourcer conhece a essência da sua empresa e quer genuinamente fazer parte dela! Isso tem um peso muito grande na atuação dele frente aos trabalhos que irá entregar na sua empresa e de diminuir o turnover!

 

O Sourcer é um profissional extremamente importante e estratégico para uma empresa que está em busca dos melhores profissionais, entender os gaps da sua área e como melhorá-los!

 

E não estamos falando de qualquer área e sim a área mais importante para a sua empresa! Pois, o RH é o responsável por encontrar os ativos mais caros e valiosos que uma empresa tem hoje, as pessoas!

 

Quer conhecer a ferramenta aumenta o pipeline de candidatos para o Sourcer? Saiba mais aqui.

 


Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

Últimos posts

recruitment marketing

Impacto do Employer Branding no recrutamento

Em uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, 75% das pessoas que estão buscando um emprego analisam informações sobre a empresa antes de realizar a inscrição da