<

O que é uma HR Tech?

24 de maio de 2019

Gabriela

Analista de marketing da Matchbox

Para começar respondendo a pergunta o que é uma HR Tech, você sabe o que significa a sigla HR? Ela pode ser reconhecida pelo termo Human Resources, que nada mais é do que Recursos Humanos em inglês. E “tech” vem de tecnologia. Ou seja, é da união da tecnologia com a área de recursos humanos que surgem as HR Techs.

Também conhecidas como RH Tecnológico, elas são empresas que têm como propósito transformar a vida do RH. O objetivo é facilitar os processos da área por meio de softwares e tecnologias inovadoras que automatizam os processos, melhorando a gestão de tempo, diminuindo custos e mão de obra.

Os benefícios são enormes. Entre eles, a análise de dados, o que faz com que o RH tome decisões mais assertivas baseados em dados reais e relevantes para a empresa. Também podemos citar a facilidade no recrutamento, na contratação e no acesso a informações. Muitas HR Techs possuem ferramentas que tornam todos esses processos muito mais ágeis, e claro, muito melhores para os candidatos também.

Por que para os candidatos?

Posso te responder essa pergunta começando pelo processo de inscrição. Quando falamos em formulários de inscrição muito extensos, a pesquisa HR Thinking 2019, descobriu que 61% dos talentos desistem de se inscrever para a vaga por conta disso. (Baixe aqui a pesquisa).

Já 55% dos candidatos, deram nota 9 ou 10 para inscrições feitas por meio de chatbot.

Acesse esse artigo e entenda o quão importante é a experiência do candidato para a sua empresa.

Voltando aos benefícios para o RH, podemos citar também a automatização de processos. O que antes demorava muito, hoje pode ser feito de forma simples, muitas vezes sem o auxílio de um profissional, apenas contando com os softwares. O que gera muito mais tempo hábil para se concentrar em outras atividades importantes da área, que muitas vezes acaba se perdendo por não ter esse tempo. Como por exemplo, pensar em estratégias para a retenção dos colaboradores da empresa, e trabalhar a sua marca empregadora.

Uma HR Tech traz em si não só as facilidades que as tecnologias nos proporcionam, mas também um novo modelo de cultura para o RH. Fazendo com que a área consiga se destacar sendo mais inovadora, e muito mais estratégica. Tudo isso faz parte da transformação digital que vem ocorrendo nos mais variados setores.

Mundo afora, esse tema já é muito conhecido e aplicado. No Brasil, ainda parece estar longe da realidade, mas a verdade é que muitas empresas já estão se beneficiando com as melhores HR Techs do mercado.

Entre elas, podemos citar:

  • Pin People

Essa HR Tech usa a Inteligência Artificial para cruzar e monitorar dados com o intuito de entregar a melhor experiência do funcionário. Como coletar feedbacks contínuos, melhorar a cultura organizacional, fortalecer seu employer branding, etc.

  • GoGood

A GoGood é uma plataforma que tem como objetivo prezar o bem estar corporativo. Ela auxilia os colaboradores a adquirirem hábitos saudáveis por meio de metas estabelecidas pela empresa, que quando alcançadas, são convertidas em recompensas para entidades sociais.

  • Matchbox Brasil

Nós somos a startup que une serviços, tecnologia e inovação com o propósito de revolucionar a forma como empresas e jovens se conectam e se relacionam. Nosso foco está em inspirar, fortalecer e encantar nossos clientes. Chegamos para ser o seu parceiro definitivo de talent acquisition, seja lá qual for o seu desafio. Entre nossos clientes, estão: Bayer, Red Bull, Avon, Bosch, Grupo Boticário, Kraft Heinz, e muitos outros.

Gostou? Então que tal bater um papo com os nossos especialistas? Estamos aqui para te ajudar! Acesse aqui.

Post imagem