Existe um conceito no mundo do RH chamado jornada do talento, que é bastante confundida com a jornada do candidato. Essas duas definições se baseia nos mesmos princípios da jornada de compra, muito utilizada no marketing.
A jornada do candidato consiste apenas nas etapas que o candidato irá passar durante o processo seletivo até a sua contratação.
A jornada do talento são todas as ações candidato/empresa, antes mesmo dele estar participando de um processo seletivo.
Quando uma empresa está em busca de um talento, existem várias interações que são feitas antes da sua contratação. Essas interações são instigadas tanto pela empresa, quanto pelo candidato. Cada interação faz parte de uma etapa da jornada, e cada candidato irá reagir de uma forma. Alguns irão demorar mais tempo para passar por uma determinada etapa, e fará 5 interações, por exemplo. Já outros, podem fazer apenas 3 interações e passar pelas etapas de forma mais rápida.
E por que é importante?
Com uma jornada do talento bem estruturada, é claro que a experiência do candidato será muito bem vista, o que fortalece a sua marca empregadora e faz com que cada vez mais você tenha melhores talentos interessados em trabalhar na sua empresa. E consequentemente retendo os que já estão fazendo parte do time.
Quais são as etapas?
Descoberta > Consideração > Desejo > Seleção > Contratação
Na fase de “Descoberta”, podemos citar algumas interações como por exemplo: O acesso ao Linkedln e a página de carreiras da empresa, partindo do candidato. Do lado empresa, escolher os canais de divulgação ideais para aquela vaga, e usar uma linguagem que esteja adequada ao seu público, como ter um job description pensado para uma persona específica. Entenda aqui o que é candidate persona.
Na fase de “Consideração” é imprescindível que você use e abuse do seu employer branding. O candidato quer saber se ele se adequa a cultura da empresa, e o seu propósito. Se ele tem fit com a sua marca empregadora. Muitas empresas mostram em sua página de carreiras, vídeos de eventos internos, para mostrar a equipe, o clima organizacional, etc. Isso é um tipo de ação que chama bastante a atenção dos talentos, e faz com que você retenha candidaturas mais alinhadas com o perfil da empresa.
Para entender melhor o que é cada uma das etapas da jornada do talento, veja o nosso artigo.