O que é marca empregadora? - Matchbox

O que é marca empregadora?

15 de abril de 2019

Gabriela Salina

Gabriela

Analista de marketing da Matchbox
Talent Experience Day

Employer Brand, em sua tradução literal, significa marca empregadora. Assim como toda marca tem o seu processo de branding, toda marca empregadora precisa ter o seu Employer Branding. E é assim que ela é conhecida no mundo do RH.

Uma marca empregadora tem o objetivo de definir uma identidade própria, que faça com que o interesse dos talentos seja despertado para trabalhar na mesma.

As estratégias de Employer Branding são construídas com o propósito de conquistar os melhores colaboradores para a sua empresa. Desde que estejam alinhados com a sua proposta quanto marca, e sintam orgulho em “vestir a camisa” da empresa ao qual trabalham.

Algumas ações que vão promover sua marca empregadora:

Trabalhar as redes sociais de carreiras

Palestras em universidades

Fortalecer o seu EVP

Parcerias com entidades estudantis

Ou seja, o Employer Branding resulta em muitos benefícios na fase de recrutamento e seleção, mas e os resultados a médio e longo prazo?

O plano estratégico de Employer Branding auxilia não só a R&S. Mas uma marca empregadora com uma excelente reputação no mercado, faz com que os seus colaboradores invistam na produtividade da sua função e da empresa. Funcionários satisfeitos dão resultados muito melhores, se tornando promotores da marca.

Para definir a identidade da sua marca empregadora é necessário refletir sobre algumas questões: Quais são as ambições e os desejos de carreira dos talentos? Quais as expectativas que a sua marca empregadora pode oferecer aos colaboradores? Quais são os valores que a empresa cultiva?

E o mais importante, dentro do Employer Branding é fundamental que exista o Employer Value Proposition — EVP, que é basicamente os valores propostos pela empresa que faz com que um talento escolha trabalhar na sua organização.

Clima organizacional, visão, ambiente amigável e colaborativo, feedbacks, benefícios para os colaboradores, são pontos que fazem total diferença para o candidato.

Lembre-se: É muito importante que o seu EVP seja sempre mensurado, para medir se as ações de Employer Branding estão gerando resultados positivos.

Saiba quais métricas utilizamos para mensurar nossas ações de employer branding e recruitment marketing. Baixe aqui!

Gostou? Então que tal bater um papo com os nossos especialistas? Estamos aqui para te ajudar nisso! Diga ola@matchboxbrasil.com

Post imagem