Entenda o papel da diversidade nas empresas

24 de abril de 2019

Gabriela

Analista de marketing da Matchbox

Muito se fala sobre diversidade hoje em dia. E no mundo corporativo não é diferente. 48% dos RHs trabalham o tema de diversidade de acordo com a pesquisa do HR Thinking. E tem mais, está entre os 3 temas mais trabalhados internamente, junto com employer branding e candidate experience.

As mudanças já estão ocorrendo, e os benefícios da inclusão nas empresas se tornam cada vez mais claros. Transformação digital não tem só a ver com tecnologia, mas sim, com cultura.

A diversidade nas organizações não pode se limitar a apenas gênero, raça e PCDs (pessoas com deficiência). Também é importante perceber se há algum tipo de preconceito subentendido por fatores como idade, escolaridade, religião, estética, entre outros.

Esses preconceitos inconscientes são claros em processos seletivos, e é aí que precisamos prestar atenção. Você já ouviu falar sobre currículo às cegas? Temos esse artigo que pode te ajudar bastante. Leia aqui!

Estamos em um mundo que todos buscam por inovação, e não tem nada melhor do que uma gama de experiências vividas por diferentes tipos de pessoas. Vivências distintas, opiniões variadas, modos de pensar, tudo isso traz imensos insights e formas de inovar para a sua empresa.

"Diversidade é um elemento-chave para qualquer tipo de inovação. É essencial a participação de pessoas com vivências diferentes para garatir que tenhamos ideias com potencial para revolucionar maneiras antigas de pensar" afima Cristina Junqueira, 35, cofundadora do Nubank. (Entrevista retirada da matéria da Folha - Diversidade nas empresas aumenta inovação e melhora competitividade)

A partir do momento que a sua organização começa a investir na diversidade, inúmeras vantagens podem surgir. Como dito anteriormente, gera oportunidades para a inovação, e aumenta a conexão com um público maior, consequentemente melhorando sua comunicação e seu relacionamento.

Empresas sem inclusão, não permitem que novas ideias sejam surgidas e analisadas, o que dificulta o seu desenvolvimento. Fazendo com que ela não se destaque das demais.

Para começar a implementar a diversidade na sua empresa, é essencial trabalhar a cultura organizacional. Não só com gestores, mas sim, com todos os colaboradores da empresa.

É fundamental manter uma comunicação interna alinhada sobre esse tema, empatia e respeito é o foco principal. Se necessário até realizar treinamentos de conscientização. Uma dica é fazer uma pesquisa interna para saber como os funcionários se sentem com essas questões.

Em empresas onde a diversidade é reconhecida, os funcionários estão 17% mais engajados, revela uma pesquisa da Harvard Business Review. Ela também revelou que nessas empresas, a existência de conflitos chega a ser 50% menor que nas outras. Funcionários que se sentem confortáveis dentro do seu ambiente de trabalho, produzem muito mais e vão além das suas responsabilidades, sem medo de arriscar e dar opiniões.

Com todas essas informações, podemos concluir que a diversidade contribui muito para o seu Employer Branding. Porque dessa forma você constrói uma imagem de uma empresa livre de preconceitos, que apoia as diferenças, fazendo com que um público muito maior e mais distinto tenha interesse em fazer parte da sua organização, seja como colaborador, ou como cliente final.

Post imagem