<

Invista no seu employer branding estratégico

31 de maio de 2019

Gabriela

Analista de marketing da Matchbox

O conceito de employer branding está sendo reconhecido no mundo do RH, e aos poucos está sendo aplicado. Por outro lado, algumas empresas estão saindo na frente com foco total no employer branding e em transformação digital.

As empresas que não começarem a investir nisso, ficarão para trás. A relação talento/empresa mudou, e hoje quem escolhe é o talento. Ou seja, você só irá conseguir os melhores candidatos para fazer parte do seu time, se a sua marca empregadora estiver bem fortalecida.

Fora a aquisição de talentos, também está na hora de pensar além. O employer branding pode ser destrinchado em partes, como por exemplo, o employee engagement. Ele é muito efetivo na retenção de colaboradores, e consequentemente, na diminuição do turnover.

O employee engagement é impactado diretamente pelo seu employer branding. Se você consegue atrair talentos mais alinhados com o perfil da empresa, o seu employee engagement terá um resultado muito melhor.

Mas o que é employee engagement?

De forma simples, são ações que visam gerar engajamento entre os colaboradores da organização. Todas com o objetivo de aumentar a satisfação do funcionário, o que gera mais produtividade, e o torna um promotor da marca. Quanto mais pessoas engajadas com a sua empresa, melhor fica o seu employer branding.

E employee experience, você sabe o que é?

O employee experience é a junção de todas as experiências de um funcionário na sua empresa. Desde a sua interação como candidato a um processo seletivo, até a saída da empresa, que pode ser voluntária ou involuntária.

Antes as empresas costumavam pensar nos processos dos funcionários de forma separada, como atração, onboarding, desenvolvimento, entre outros. Agora as empresas precisam tratar tudo como uma jornada, fazer com que a experiência do funcionário seja uma coisa só.

A partir de agora, o employer branding precisa ser pensado de forma estratégica, com pessoas capacitadas para desenvolvê-lo. É um trabalho com efeitos de médio a longo prazo, e quando realizado da maneira correta, traz resultados muito significativos para a empresa.

O employer branding facilita muito a atração dos talentos certos, diminui consideravelmente os custos de contratação, atrai candidatos alinhados com a cultura organizacional, retém os colaboradores, entre muitos outros benefícios.

Tem interesse no assunto? Então veja o nosso guia completo do employer branding ao employee engagement.

Post imagem