Conheça a rotina de um Lead Developer

29 de maio de 2019

Fernando

Com formação em Mecatrônica e Informática, Danilo Ramon, mais conhecido como Dan, atua como Lead Developer, aqui na Matchbox. Para tentar resumir a importância dessa função, dá para gente dizer que ele é o cara que está a frente do desenvolvimento dos produtos tecnológicos oferecidos pela Match. Mais do que um programador, o Dan é gestor de toda a área de desenvolvimento e programação, o que faz dele uma peça chave para o funcionamento de toda a empresa.

Conversamos com ele para entender qual foi o caminho que o fez chegar até aqui. Também falamos sobre as maiores dificuldades e conquistas vividas na sua rotina. O papo foi muito bom e é uma ótima oportunidade para aqueles que têm interesse por gestão e desenvolvimento de produtos, entenderem melhor como funciona a rotina de um líder da área de Tech.

Em 2010, Danilo decidiu deixar para trás o cargo de Coordenador de Qualidade em uma grande empresa do segmento de metalurgia, onde já tinha conquistado estabilidade, mas não era feliz, para empreender em uma empresa que oferecia soluções em internet sob demanda específica. No início, os principais produtos vendidos eram sites, portais, landing pages. A partir do terceiro ano, o foco do Negócio passou a ser em sistemas web específicos.

Todo esse trajeto, segundo o nosso entrevistado, foi um grande aprendizado. Não só pela coragem que é necessária para largar um cargo com estabilidade e se aventurar em uma nova área, mas também pela possibilidade de prestar serviços para diferentes tipos de empresa, com diferentes necessidades. Foi nessa época que Danilo começou a conhecer o universo das startups. Entre seus antigos clientes estão: The Hunch Box, Consulting House, Brastemp e Consul (Whirlpool), 123carros, e atuando sempre Full Stack Developer.

Quase uma década após a decisão de se aventurar no mundo da tecnologia, em 2018, o líder foi convidado para se juntar ao time de colaboradores da Matchbox Brasil. Atualmente, ele se dedica a finalização do Spark, o produto que será lançado pela empresa e unirá talentos e empresas de um jeito inteligente e muito prático, usando tecnologia de última geração.  

Para que esse e outros produtos e soluções tomem forma e cheguem redondos até nosso público, existe uma rotina que precisa ser respeitada. A rotina do Dan passa longe de ser simples. Entre as suas principais funções estão:

  - Montar e coordenar time de desenvolvimento que construirá os produtos de tecnologia da Matchbox

  - Buscar soluções de tecnologia para os desafios de negócios da Match

  - Definição de melhor linguagem e melhores aplicações para o roadmap de produto

  - Gerir todos os ativos da empresa que envolvem tecnologia

  - Garantir velocidade e qualidade de entregas de acordo com os sprints que forem determinados

  - Liderar tecnicamente a equipe de tecnologia, sendo responsável pelo desenvolvimento das entregas mais complexas dos produtos

Atualmente, a equipe liderada por ele está em crescimento e encontrar profissionais que atendam às suas expectativas, não somente em relação a conhecimento, mas com a visão de responsabilidade e comprometimento necessárias, tem se mostrado a sua maior dificuldade.

Apesar desses obstáculos pontuais, nosso desenvolvedor considera a possibilidade de participar da construção de um produto, colocar a mão na massa ou, no seu caso, colocar a mão no código e poder ver uma ideia tomar forma e se tornar realidade, é algo que não tem preço. Para ele, essa é a parte mais gratificante do seu trabalho.

Além das felicidades proporcionadas pela sua função, Danilo aponta o objetivo da Matchbox como outro grande motivador para o seu trabalho. Ele acredita que a empresa realmente transforma a jornada dos candidatos e a tarefa de facilitar a ponte entre uma companhia e futuros colaboradores, que se encaixam efetivamente às suas necessidades, é algo extremamente gratificante.

Quais as características para que alguém ocupe um lugar de liderança como o seu? Danilo acredita que o principal é ter sensibilidade suficiente para reconhecer as diferenças entre os membros de sua equipe e conseguir extrair o melhor que cada um deles tem para oferecer. Senso de dono, proatividade e humildade são outros adjetivos fundamentais para aqueles que sonham em liderar um time.

Quando pedimos que ele nos desse uma dica especial para quem ainda está estudando e busca a sua primeira oportunidade na área, Danilo pensou e disparou: “Tem que estudar muito, buscar conhecimento de todas as maneiras possíveis, escolher profissionais para serem suas referências, fazer o que ama, e pratique sempre, com comprometimento e responsabilidade”  

Para terminar a conversa com chave de ouro, Danilo nos indicou os principais influenciadores da área de tecnologia, que ele segue no Linkedin, para se manter sempre atualizado:

Fabio Vedovelli - https://www.linkedin.com/in/vedovelli/

Ravan Scafi - https://www.linkedin.com/in/ravanscafi/

Gabriel Rodrigues Couto - https://www.linkedin.com/in/gabrielrcouto/

Rodrigo Branas - https://www.linkedin.com/in/rodrigobranas/

Filipe Deschamps - https://www.linkedin.com/in/filipedeschamps/

Wesley Willians - https://www.linkedin.com/in/wesleywillians/

E aí, quer conhecer mais do dia a dia de outros profissionais de Tech, além de receber dicas de ferramentas e conteúdos? Então, fique ligado nos nossos próximos conteúdos.

Post imagem