Close

Dicionário de Employer Branding: conceitos que um profissional não pode deixar de conhecer

Employer Branding

Hoje, as grandes empresas e grandes profissionais sabem que o Employer Branding não é apenas a busca por promover a sua marca empregadora. O Employer Branding é um universo com diversos conceitos diretamente ligados a ele que você precisa estar constantemente ligado para se manter à frente no mercado.

 

Neste artigo, você vai entender o significado de conceitos que fazem parte do mundo de Employer Branding e como implementá-los nas suas estratégias.

 

Dicionário de Employer Branding

 

Employer Brand

 

Para começar, você sabe o que é Employer Brand?

 

Assim como toda empresa tem uma marca, toda empresa tem uma marca empregadora, uma identidade que define a empresa como uma empregadora.

 

Esta identidade é seu coringa na hora de atrair futuros talentos, quando se tem uma marca empregadora clara é possível recrutar talentos que estejam alinhados com essa imagem.

 

É a partir dela que você cria estratégias de Employer Branding, com o objetivo de fortalecer a sua marca empregadora no mercado. Entenda mais a fundo neste artigo: Employer Branding, o que é?

 

Employee Value Proposition

 

EVP ou Employee Value Proposition é o conjunto de promessas de valores e ofertas que a sua empresa entrega ao colaborador, fazendo com que a sua marca empregadora se destaque das demais na percepção dos profissionais.

 

Baixe o nosso Manual para fortalecer o seu Employer Branding e veja como construir um bom EVP!

 

Candidate Persona

 

A Candidate Persona (ou Persona do Candidato) é um personagem fictício que representa o candidato ideal para a vaga que você está buscando preencher ou até mesmo o perfil ideal de colaborador da sua empresa.

 

É exatamente por isso que muitas empresas possuem mais de uma candidate persona desenhada, porque possuem alguns perfis diferentes de colaboradores ideais para a empresa.

 

Essa persona é formada por diversas características pessoais e profissionais, desde habilidades e histórico acadêmico e profissional, até traços de personalidade como liderança, organização, ambições, crenças, etc.

 

Entenda mais a fundo todos os benefícios que uma candidate persona pode trazer para a sua empresa e todo o passo a passo de como construí-la em nosso Guia Completo para a Construção da sua Candidate Persona.

 

Marketing de Recrutamento

 

Quando o assunto é atrair e engajar talentos, o Employer Branding é só a ponta do iceberg. O Marketing de Recrutamento, conhecido também como Recruitment Marketing, engloba as estratégias e táticas que uma organização usa para atrair, engajar e nutrir talentos para depois convertê-los em candidatos.

 

E como o Marketing de Recrutamento pode fazer isso? Mantendo uma comunicação constante com os talentos, ao longo de toda sua jornada, nos mais variados pontos de contato que estes possuem com a empresa. 

 

Entenda mais a fundo no artigo: O que é Recruitment Marketing e por que ele é importante?

 

Inbound Recruiting

 

O Inbound Recruiting é uma das estratégias do Marketing de Recrutamento. Ele é uma forma de criar um relacionamento com seus talentos utilizando estratégias de marketing e conteúdos sobre sua marca empregadora, tendo como objetivo final a criação de um pool de talentos interessados em trabalhar na sua empresa.

 

Se você quiser aprender sobre Inbound Recruiting, baixe o nosso Guia completo de Inbound Recruiting.

 

Pipeline de talentos

 

O pipeline de talentos é uma ferramenta que agrupa diversos candidatos. Dessa forma, quando surgir a necessidade de uma contratação, você conseguirá encontrar, em um só lugar, quem possui os requisitos da vaga. 

 

Dentro do pipeline é possível filtrar os profissionais que possuem os cargos que sua empresa busca, as skills mais importantes para a colocação, qual a formação e a experiência de cada um dos talentos, entre outras informações. Tudo que estiver presente em currículos tradicionais estará de fácil acesso dentro do pipeline da sua empresa.

 

CRM de Talentos

 

No universo do RH, a sigla CRM, significa Candidate Relationship Management, em sua tradução, Gestão de Relacionamento com Candidatos. Também chamamos uma ferramenta de CRM de Talentos, pois ela envolve uma metodologia importante para o trabalho de aquisição de talentos moderno, que visa a construção e gerenciamento do relacionamento que se cria com candidatos passivos e ativos. 

 

O CRM de Talentos ajuda organizações a acessar um grande pipeline de talentos, antes mesmo que a demanda surja, para criar pools de candidatos interessados na sua empresa.

 

Curtiu? Tem mais algum conceito que você acrescentaria aqui? Conta pra gente!

 


Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

Últimos posts