Criar relacionamento com universidades é uma prática tradicional dentro de empresas que possuem estratégias de Employer Branding. Como há uma grande distância entre o universo acadêmico e o mundo corporativo, esta iniciativa é vista com bons olhos, mas muitos esforços precisam ser despendidos para que saia do papel.
Como a universidade é um ambiente acostumado com processos longos e resultados a longo prazo, o modo de trabalhar acaba não se relacionamento bem com o mindset de uma empresa, que busca resultados rápidos, maleabilidade e adaptabilidade. Este choque de cultura acaba atrapalhando a sensação do projeto e a efetividade dos esforços.
Mas este é um desafio que pode ser superado quando a empresa possui o know-how e as ferramentas necessárias para lidar com as universidades. É parte do trabalho da empresa construir relacionamentos de confiança, que ajudam muito na abertura de novas oportunidades dentro da instituição e na efetivação dos esforços em resultados consistentes.
Além do relacionamento direto com a instituição, existem diversas entidades estudantis que estruturaram parcerias com empresas. Há também, uma infinidade de produtos, como eventos e cotas de parceria, que as empresas podem despender investimentos para relacionar com seus públicos alvo. Com altos valores, estes produtos acabam ajudando a empresa no sentido logístico, mas muitas vezes, não são exatamente o que a empresa procura para superar seus desafios com universitários.
Há também um movimento muito significativo neste mercado que é a preocupação com o conteúdo que é apresentado para estes jovens que serão impactados. Algumas empresas já perceberam que o conteúdo institucional não é atrativo e nem gera a percepção de marca empregadora que eles desejam alcançar com estes esforços.
Preparar este conteúdo, alinhá-lo com as expectativas do público, validar com o propósito da atividade e ainda conquistar os jovens para que queiram trabalhar na empresa é um desafio gigantesco! Como demanda muita força de trabalho, acaba-se escolhendo um ou dois representantes da empresa para fazer o papel de speaker nestas atividades.
Muitas vezes é apresentado um conteúdo genérico, que facilita a vida do speaker mas gera pouca empatia pelos universitários presentes no evento.
Uma forma que identificamos para superar todos estes desafios, desde o alinhamento com as universidades, gestão de parcerias com entidades estudantis e até o engajamento de um time completo de speakers, preparando-os para falar com jovens, transmitindo os aspectos da marca empregadora que mais interessam ao público e construindo conteúdo específicos para cada público é através do Programa de Embaixadores.
Unindo conceitos de marketing de defensores, gamificação e marketing de relacionamento, os projetos de embaixadores preparam colaboradores engajados, de forma personalizada, mas também otimizada, para que eles aproveitem em 100% todas as ações em universidades, tirando os melhores resultados dos esforços direcionados.
Uma das empresas que desenvolve há dois anos, um programa de embaixadores com apoio do time de especialistas da Matchbox foi a Bosch, que realizou 16 palestras em universidades e impactou mais de 800 jovens talentos, gerando um ótimo case de relacionamento com universidades com foco
Veja como foi o resultado dessas ações no vídeo: