As 5 empresas do Brasil que mandam bem no employer branding - Matchbox

As 5 empresas do Brasil que mandam bem no employer branding

5 de agosto de 2019

Gabriela Salina

Gabriela

Analista de marketing da Matchbox
certificação em recruitment marketing

Há alguns anos, o employer branding era visto apenas como um diferencial, mas não como algo essencial para a estratégia de Talent Acquisition. Mas hoje, as empresas estão enxergando o quanto ter uma marca empregadora fortalecida no mercado é importante.

Usar o seu employer branding de forma estratégica para a aquisição de talentos e retenção de colaboradores se tornou fundamental para obter melhores resultados no médio e longo prazo. É a partir dele que conseguimos atrair o candidato com o perfil ideal para a empresa, e manter os funcionários engajados e promotores da marca.

Para saber mais a fundo sobre esse assunto, temos um manual gratuito para fortalecer o seu employer branding.

Se você tem dificuldade de entender como pode inserir ações de Employer Branding na estratégia de Talent Acquisition, separamos as 5 empresas do Brasil que estão arrasando no tema e que poderão te inspirar!

Ultra

O Ultra tem como objetivo promover a sua marca empregadora atingindo o público jovem. Eles nos procuraram para ajudarmos a chegar nessa meta por meio do Recruitment Marketing Online, onde aumentamos a visibilidade da marca criando páginas de carreiras do zero (@eunoultra), mantendo um relacionamento constante com potenciais candidatos, e contribuindo para o sentimento de pertencimento dos colaboradores do Ultra.

A página de carreiras mostra o dia a dia da empresa. Além disso, é falado sobre os principais projetos e os resultados financeiros. Eles também trazem personagens reais para dentro da conversa para mostrar como é a rotina de quem faz o Ultra acontecer.

Fizemos um estudo de caso, onde você consegue entender como o Ultra aumentou o seu engajamento com o público jovem acima da média de mercado.

Netshoes

Segundo um levantamento do Linkedln, a Netshoes é considerada hoje uma das melhores empresas para se trabalhar. E isso porque, eles começaram alinhando a cultura da empresa dentro de casa, junto com seus colaboradores, para depois levar para o mercado.

Foi criado um projeto de cultura em uma campanha de comunicação interna, para gerar engajamento entre todos os funcionários. Tornando-os assim promotores da marca, e não apenas colaboradores.

No Instagram, é possível acessar a hashtag #GenteValorizada e perceber essa interação da equipe com a marca.

Bosch

Você com certeza conhece alguma ferramenta Bosch. O que muita gente não sabe, é que a companhia tem um programa de estágio super robusto, e oportunidades de desenvolvimento e de conexão com outras localidades, já que a Bosch é uma empresa internacional.

Para aumentar essa ciência, a companhia tem trabalhado em formar defensores da sua marca empregadora. (E nós temos muito orgulho de estar com eles desde o começo do projeto!)

Juntos, criamos o programa The Remarkables, que por meio de gamificação e muito desenvolvimento, engaja e transforma os colaboradores da Bosch, mostrando tudo o que acontece dentro dos portões da empresa e levando para as universidades. O que chamamos de Efeito Bosch!

“Nós acreditamos que a melhor forma de contar para as pessoas como a gente trabalha, como é o nosso dia a dia, é sendo falado pelos nossos colaboradores” Yuly Reyes, especialista em Recursos Humanos. Acesse o vídeo completo.

Além disso, a Bosch está presente no Instagram e no Facebook, com a página @BoschCarreiras, onde é compartilhado mais sobre as atividades realizadas pela empresa em diversas oportunidades, como no TEDx Campinas, no primeiro semestre de 2019.

Para ver como funcionou tudo isso, a Match fez um estudo de caso Bosch, com todos os desafios e resultados do projeto. Baixe aqui!

Movile

O Grupo Movile, líderes em marketplaces móveis, como ifood, sympla, e zoop, criou iniciativas internas e externas que gerou grande impacto para a sua marca empregadora. Entre elas:

MovileNext: Um curso de capacitação em backend, android e iOS inteiramente gratuito para desenvolvedores e desenvolvedoras, com oportunidade de avançar na carreira e ter acesso às mais recentes linguagens e tecnologias. No ano de 2018 realizaram três edições, os participantes ficaram imersos por 40h em aulas presenciais durante os sábados e desafios durante a semana. Até hoje, 135 pessoas foram capacitadas neste programa.

MovileHack: foi criado um hackathon, uma maratona para resolver um desafio real de programação. Foram 3 edições entre o final de 2018 e começo de 2019, sendo a primeira em Campinas, com um desafio voltado para marketplaces, a segunda em Recife e a terceira em São Carlos, ambas focadas na área de pagamentos. Para cada edição, foram selecionados 50 participantes das comunidades de tecnologia, totalizando 150 pessoas imersas por mais de 24h criando soluções inovadoras para um problema real de programação, onde as três equipes vencedoras ganharam prêmios.

MovileJourney: Iniciativa que foi criada para levar a sua marca empregadora para outros estados e para se conectarem com os diversos talentos que estão espalhados pelo Brasil. Passaram por MG, RS e PE organizando eventos em universidades e meetups para a comunidade de tecnologia.

Conheça a Movile e suas outras várias ações que fortalecem sua marca empregadora.

Grupo Boticário

O intuito do Grupo Boticário é atrair os melhores talentos para todas as áreas de negócio e marcas que tem no mercado. Já pensou nos desafios de uma empresa que está presente da Indústria ao Varejo?

Criamos o projeto de site de carreira (eufacobonito.com.br), que engloba todas as informações de Employer Branding da empresa, sua cultura organizacional e um blog com conteúdos do interesse de seus potenciais candidatos.

O Grupo Boticário também tem como um dos seus principais pontos de contato, o relacionamento com universidades. E para isso, estamos com eles com a #LIGAUniversitária. Um programa de embaixadores de Marca Empregadora. O time é preparado para levar de uma forma consistente e com relevância, informações sobre o dia a dia da gigante do varejo para públicos como engenharia e negócios.

Além dessas atividades, eles também têm atuado ativamente no relacionamento com grupos especializados em Diversidade, buscando empoderar essas pessoas e levá-las para dentro da empresa!

Post imagem