Entenda porque é importante desenhar uma persona do candidato para a sua marca empregadora e quais os benefícios que isso pode trazer para a sua estratégia de employer branding.
Vamos começar pelo objetivo da marca empregadora. Toda marca empregadora tem como objetivo claro definir uma identidade única a qual represente a sua empresa como marca empregadora para atrair talentos.
Ao criar uma estratégia de employer branding, sua empresa automaticamente busca atrair e reter colaboradores que estejam alinhados com o seu propósito. Ou seja, esses talentos precisam ser desenhados e definidos antes de implementar uma estratégia de employer branding.
Por que desenhar a persona do candidato?
Muito se fala na construção da persona do candidato para o recrutamento e seleção, mas esquecemos o quão importante é essa construção quando se trata da implementação do seu employer branding.
Já que o objetivo da sua marca empregadora é atrair talentos, você precisa definir o seu público, ou seja, quais talentos você quer atrair?
A persona do candidato é formada por características como traços de personalidade, necessidades, objetivos, pensamentos, dores, opiniões, sentimentos, motivações, expectativas, etc.
É por meio dela que você irá entender quais os objetivos de carreira e motivações do seu público. Com isso você poderá criar uma mensagem mais atrativa, consequentemente melhorando o Employer Branding e atraindo o público certo.
Quando o Marketing de Recrutamento entra em cena!
Para divulgar o seu Employer Branding, é preciso de todas as informações coletadas com a persona do candidato.
Quando você construir a sua persona do candidato, você irá definir em quais canais o seu público está inserido, qual o tom de voz usado com a persona, e quais os meios que a sua empresa deve estar inserida.
Tudo isso vai facilitar as suas estratégias de divulgação de employer branding, e para fazer isso acontecer é hora do Marketing de Recrutamento entrar em cena.
A primeira função do Marketing de Recrutamento é atrair os talentos certos com sua marca empregadora.
Aqui seu papel é auxiliar o talento com o maior número de informações possíveis para que ele tome a decisão do que é melhor para sua carreira.
Existem várias formas de atrair os talentos. Se pensarmos no ambiente online temos: sites de carreira, redes sociais de carreira, blogs, e sites de avaliações como o Glassdor. Tudo isso influencia o candidato de uma forma ou de outra.
De acordo com o HR Thinking 2019, veja o que os talentos fazem antes de se inscrever para uma vaga:
78% acessam o site da empresa
52% acessam o linkedln da empresa
39% acessam o site de carreira
35% acessam o glassdor
33% acessam site de vagas
Para entender mais a fundo como a Persona do Candidato pode influenciar no Marketing de Recrutamento você pode acessar o nosso Manual para fortalecer o seu Employer Branding.