Candidate Relationship Management: O que é?

Spark CRM de Talentos

Você já deve ter topado com esse termo por ai! O CRM vem da sigla em inglês Customer Relationship Management, Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, uma das táticas usadas por marketing e vendas para construir relacionamentos com clientes ou potenciais clientes. No universo do RH, o CRM se torna o Candidate Relationship Management (ou o que a gente na Matchbox chama de CRM de Talentos), uma metodologia importante para o trabalho de aquisição de talentos moderno, que visa a construção e gerenciamento do relacionamento que se cria com candidatos passivos e ativos. 

 

Empresas que percebem que precisam usar esse modelo para nutrir talentos passivos, antes do processo de inscrição começar, estão à frente das outras.

 

O CRM ajuda organizações a acessar um grande pipeline de talentos, antes mesmo que a demanda surja, para criar comunidades (ou pools de talentos). O próximo passo é pegar esse “pool” e engajar esses talentos. Mas um dos maiores benefícios de adotar um CRM é a possibilidade de organizar as demandas do recrutador, já que usando a ferramenta adequada é possivel enviar email para seus candidatos, criar lembretes de atividades como (ligações, contatos por LinkedIn, etc.). Isso auxilia os recrutadores a melhorar sua experiência do candidato, transformar seus candidatos passivos em ativos e, por fim, aumentar a retenção dos candidatos ao longo de um processo.

 

O Candidate Relationship Management pode ser um grande aliado na construção e gerenciamento da experiência do candidato, afinal ferramentas como CRM’s de Talentos podem ajudar recrutadores a criar um pipeline e se organizar para que essa experiência seja fluída.  Esse pipeline pode incluir candidatos ativos, passivos e candidatos que não passaram em processos anteriores. 

 

Podemos usar um exemplo uma Feira em uma universidade!

 

Você conversou com 10 universitários e gostaria de manter contato com 3 deles pois em breve terá uma vaga que se encaixa com o perfil destes talentos. Se você importasse estes potenciais talentos para uma plataforma de CRM de Talentos, você conseguiria marcar atividades e acompanhar cada um deles, sem perder contato.

 

Os sistemas de CRM funcionam para dar escala e rapidez ao trabalho de sourcing de um recrutador, atraindo candidatos passivos antes de uma vaga abrir. Além disso, você começa a construir um relacionamento com seus talentos com o objetivo de aumentar o interesse deles e reter estes talentos ao longo do processo por mais tempo.

 

Ainda não se convenceu? Por que você precisa de uma solução específica para isso?

 

Sistemas de CRM de Talentos servem para dar escalabilidade ao trabalho dos recrutadores, ajudando a atrair os candidatos passivos antes de uma demanda. 

 

Estes são alguns dos sinais que um CRM de Talentos ajudaria com seus problemas atuais:

 

  • Você organiza suas tarefas em uma folha de caderno ou excel;
  • Você se esquece de retornar candidatos por conta do alto volume de trabalho;
  • É difícil saber com quantos candidatos você está falando;
  • Seu gestor não tem muita clareza do seu trabalho;
  • Você não consegue entender o nível de engajamento dos seus candidatos;
  • Posições mais complexas demoram meses para serem fechadas.

 

Compartilhe
Pular para o conteúdo