Entenda como um chatbot reduz seu tempo de inscrição e aumento os interessados no seu processo
Quando conversamos com candidatos sobre a inscrição nos processos seletivos, ouvimos reclamações como: “o formulário é muito longo”, “eles pedem várias informações que não são utilizadas no processo”…Já as empresas possuem um grande problema: quanto maior o formulário, maior o abandono dele. Portanto, nossa missão era tornar a primeira etapa mais atrativa para o candidato e ao mesmo tempo torná-la mais efetiva para a empresa.
Na Matchbox: missão dada é missão cumprida!
E para cumprir esta missão, nós apresentamos a Vicky, integrante do time Matchbox, assistente virtual e a Candidate Helper, responsável por conduzir a etapa de inscrição.
A Vicky nasceu para resolver o problema do começo ao fim! Simulando uma conversa semelhante à experiência do Whatsapp, a nossa assistente conduz uma breve “entrevista” escrita onde ela seleciona informações essenciais como: nome, email, ano de formação, faculdade e curso. Só isso? Sim! É apenas nas etapas seguintes, conforme o candidato evolui no processo e aumenta seu engajamento, que a Vicky volta a entrar em contato para pedir mais informações como: experiência, nível de inglês, etc.
Esta tecnologia, que utiliza chatbot e inteligência artificial, já é utilizada no mercado financeiro, no atendimento ao cliente, entre outras áreas, mas está sendo aplicada pela primeira vez em uma etapa de inscrição de processo seletivo. A ideia é aumentar a interação com o jovem, diminuir o tempo de inscrição nos processos seletivos e tornar o processo de captação de informações faseado.
Além disso, cada empresa pode criar seu próprio personagem que vá de encontro com seu EVP e sua marca.
Na prática diminuímos em 80% o tempo de inscrição, garantindo que os candidatos certos estão se inscrevendo nos programas certos!
Como o chatbot é percebido pelo candidato?
Conversamos com alguns candidatos para saber qual foi a reação deles após o primeiro contato com a Vicky!
“Achei super inovador! Em relação às outras práticas que o mercado de processos seletivos utiliza, vocês se diferenciaram, pois é a primeira vez que me inscrevo num processo com tanta facilidade. A linguagem dela é super jovial e direta, um case muito legal. Estou ansiosa para o que está por vir”.
“Eu amei a Vicky. O método de inscrição de vocês merece nota 10! Super interativo, simples e fácil. Como muitos, fiquei com aquela sensação de “Já acabou?!””.
“Achei bem legal, além de ter gerado interatividade e ter deixado a inscrição mais prática e interessante acho que gerou em todo mundo aquela sensaçãozinha de que o processo seletivo inteiro vai ser especial e inovador…”
Lá se vão os formulários longos. Começa hoje a era de processos seletivos práticos e dinâmicos, e ao mesmo tempo próximos do jovem. A conversa gerada pela Vicky traz uma percepção de proximidade com o recrutador, ou seja, usamos a tecnologia para cortar o tempo de inscrição, mas ao mesmo tempo conseguimos aproximar a empresa do candidato.
A revolução no mercado de jovens talentos já começou e a Vicky é uma das inovações que mostram que a MatchBox chegou para mudar mesmo o mercado de RH! Quer conhecer esta tecnologia mais de perto? Deixe seus dados para marcarmos uma demonstração.