O que é Inbound Recruiting? - Matchbox

O que é Inbound Recruiting?

4 de junho de 2018

Avatar

Juliana-maffia

Coordenadora de marketing da Matchbox
Talent Experience Day

Saiba como o RH está aplicando o Inbound Recruiting, conceito do Marketing no Recrutamento e Seleção de Talentos

O Inbound Recruiting chegou ao Brasil de vez, com empresas como Boticário, Ambev e JBS, criando seus primeiros cases. Mas essa estratégia, inspirada em um conceito que mudou a forma como o marketing é trabalhado, ainda é pouco conhecida entre profissionais de Recursos Humanos. Por isso, achamos que é um bom momento para colocar todos no mesmo nível e explicar melhor o que é o Inbound Recruiting!

Mas afinal, o que é o inbound recruiting?

De acordo com a Hubspot, criadora do conceito de Inbound Marketing, o Inbound Recruiting é uma forma de criar um relacionamento com seus talentos utilizando estratégias de marketing e conteúdos sobre sua marca empregadora, tendo como objetivo final a criação de um pool de talentos interessados em trabalhar na sua empresa.

Ao se relacionar com talentos, as empresas começam então a se conectar com candidatos passivos e transformá-los em candidatos ativos. Ou seja, encontrar pessoas que poderiam se inscrever, mas não estão conectadas à sua marca hoje, e transformá-las em candidatos que estão continuamente recebendo informações sobre: oportunidades, cultura, benefícios, etc.

Desta forma, você utiliza conceitos do marketing para nutrir potenciais candidatos que têm um perfil aderente e que possuem um desejo de conhecer mais a fundo sua marca empregadora.  Esse potencial talento, portanto, será acompanhado pela sua marca ao longo de toda sua jornada do candidato, sendo impactado constantemente por suas iniciativas e tendo maiores chances de efetuar sua inscrição.

Quais são seus maiores benefícios?

Em  média, 60% dos candidatos tem alguma experiência ruim com uma marca empregadora. Além disso, de acordo com o CareerArc, 72% dos candidatos que tiveram uma experiência ruim em um processo seletivo compartilham essa experiência online e com amigos.

Mas e se você tomasse  "controle" desse relacionamento e transformasse ele em boas experiências?

Um dos principais benefícios do Inbound Recruiting é a possibilidade de se relacionar com milhares de candidatos potenciais ao mesmo tempo, mas de forma customizada (de acordo com a necessidade individual do candidato) e com um objetivo claro: um aumento no pool de talentos ativamente interessados na sua marca empregadora.

Ao utilizar essa metodologia os RHs têm acesso a uma imensidade de dados que estão conectados ao seu público-alvo. Com o Inbound é possível mapear e metrificar os temas que mais agradam os candidatos, os EVPs que brilham mais os olhos, o perfil dos talentos dentro da base, em qual etapa da jornada do candidato estão os talentos, quantas pessoas na sua base estão preparadas para se aplicar, enfim, as possibilidades são imensas!

Veja aqui as 3 formas do como o inbound vai transformar o RH

Por que acreditamos que o Inbound Recruiting vai mudar a forma como o RH trabalha?

Para nós a verdadeira revolução por trás do Inbound Recruiting está em uma única palavra: INFORMAÇÃO. No mundo atual, coletar informação não é mais visto como um diferencial e sim uma necessidade. O que diferencia uma organização da outra é a maneira como ela está usando todas as informações ao seu favor.

Ao utilizar o Inbound as áreas de RH são capazes de se tornar grandes centros de informação sobre os potenciais talentos da organização. Este é um exemplo claro de como podemos utilizar o Big Data a favor da área de Recursos Humanos.

Post imagem