O que é employee experience? - Matchbox

O que é employee experience?

10 de março de 2020

Employee Experience
Avatar

Julia-sanchez

Conteúdo @ Matchbox

Uma boa estratégia para trazer melhores resultados para a sua empresa é valorizar os seus colaboradores na mesma medida em que valoriza o seu consumidor. Esse é o Employee Experience, um método que propõe a melhora do clima organizacional da empresa através de iniciativas inovadoras que promovem vivências significativas para cada colaborador, motivando e desenvolvendo o seu trabalho cada vez mais. 

Em outras palavras, trata-se de estimular os funcionários com ações que vão além de frases de incentivo em suas mesas, buscando na verdade dar-lhes de fato a oportunidade de mostrarem o que eles realmente consideram agradáveis em seu ambiente de trabalho, e traçar caminhos sólidos para alcançar isso. 

Essa estratégia se faz importante a partir do momento em que se nota que apenas uma equipe entrosada, que sente uma verdadeira vontade de desempenhar as suas devidas funções naquele ambiente, é capaz de entregar resultados satisfatórios e cada vez mais inovadores. 

Além disso, com um clima organizacional bem consolidado e prazeroso para todos, a sua própria marca ganha força e visibilidade, retendo os talentos já adquiridos e chamando atenção de novos por aí. 

Os benefícios do Employee Experience para sua empresa 

Falar sobre produtividade e resultados é pouco para explicar os benefícios que o Employee Experience pode trazer para a sua empresa. Como dito anteriormente, a melhora do clima organizacional faz com que toda a equipe mude a sua forma de trabalhar, gerando mais vontade dos colaboradores em permanecer naquele ambiente e despertando o interesse de novos candidatos cada vez mais capacitados. 

Aqui na Matchbox nós falamos muito sobre como atrair novos talentos, e o Employee Experience é uma forma de conseguir isso. Com um ambiente atrativo, líderes que sabem incentivar e valorizar o seu time e funcionários que possuem lugar de fala dentro da sua empresa, cada vez mais profissionais irão olhar para ela com interesse, indo até o seu RH apresentar o seu trabalho estreitando o espaço entre vocês, até o momento da contratação. 

Dessa forma, os novos talentos sentirão vontade de ir até a sua marca, excluindo a necessidade de que você elabore planos mirabolantes para atrair profissionais capacitados no perfil em que deseja. 

Como aplicar o Employee Experience em sua empresa? 

Para te ajudar a aplicar esse método em sua empresa, fizemos uma lista com alguns ítens iniciais de que você vai precisar: 

- Líderes e RH treinados para alinhar a estratégia de forma realista e eficaz, evitando ficar apenas no bate papo com os colaboradores;

- Agenda disponível para envolver os colaboradores no processo, dando lugar de fala para cada um individualmente;

- Comprometimento com as ideias propostas pela equipe, levando em consideração todos os cargos de todas as áreas. 

Com esses três pontos iniciais na manga, você está pronto para mudar a forma como a sua equipe trabalha. Agora, é hora de entender quais são os desejos e necessidades dos profissionais e procurar forma de supri-los, seja dando ferramentas para o seu desenvolvimento, como cursos e workshops, ou mesmo caprichando um pouco mais na valorização de algum projeto bem-sucedido ou meta alcançada. 

Outro ponto importante para abraçar mais a sua equipe é incluí-la e mantê-la informada sobre os processos da empresa, deixando tudo um pouco mais transparente. Isso pode se referir a planos de cargos e salários, investimentos ou mesmo a agenda anual que antes era informada apenas aos superiores. Saber o que de fato está de fato acontecendo no ambiente de trabalho é importante para que o colaborador saiba definir as suas metas pessoais e os caminhos para cumprí-las também. 

Não se trata apenas de resultados, e sim de experiências inesquecíveis 

Se formos parar para pensar, um colaborador comum passa a maior parte do seu dia no trabalho, incluindo o tempo que leva para chegar até a empresa e depois ir para casa. Isso significa que a sua profissão ocupa uma grande parte de seus pensamentos e sentimentos, dando vazão para que interfira diretamente em suas sensações. 

Por isso, oferecer experiências inovadoras para os seus funcionários vai além de motivá-los a serem mais produtivos e trazer bons resultados. Na verdade, alcança o lugar de melhorar o dia, a semana e até a forma de pensar que aquela pessoa tem, interferindo nas demais faces da sua vida, além da corporativa.

Post imagem