Home Office: como ser produtivo e manter a mente saudável - Matchbox

Home Office: como ser produtivo e manter a mente saudável

20 de março de 2020

Avatar

Luiza-inbound

Inbound @ Matchbox

Ter uma prática de home office muitas vezes pode ser um desafio. É preciso seguir algumas dicas para que o dia seja produtivo e que mantemos a nossa mente o mais saudável possível.

Desde pequenos, somos condicionados a viver em sociedade e realizar atividades interativas, como por exemplo, ir à escola, jogar bola na rua, trabalhar, entre outras. Portanto, quando nos encontramos em uma situação que é necessário o isolamento de cada um, como é o caso que estamos vivendo agora, por conta do COVID-19, a mente humana pode reagir de diferentes maneiras. Muitas vezes, reagem de forma negativa, gerando estresse, queda na produtividade e até mesmo prejudicando o nosso sistema imunológico. 

Mas tudo isso tem como ser evitado!

Dicas para o seu Home Office

Dica 01: Evite excesso de informações

O excesso de informação pode atrapalhar o seu foco e até o seu relaxamento. Escolha um meio de informação confiável e com credibilidade para olhar uma vez por dia. Dessa forma, você consegue se manter atualizado, mas sem ficar em pânico e perder tempo fazendo repetidas leituras sobre o mesmo assunto. 

Dica 02: Tire o pijama e estabeleça uma rotina

Ficar de pijama o dia todo parece uma boa ideia né? Mas para um domingo, de preferência com um pote de sorvete no colo! E não quando estamos de Home Office! Muitas empresas já tinham essa política, então tal prática já fazia parte da realidade de muitas pessoas, porém, algumas instituições não contavam com o Home Office, tornando este regime uma experiência nova na vida de muita gente. Esse cenário, mesmo que temporário, pode desorganizar a rotina diária, gerar algumas angústias, sentimento de desmotivação. Então, mesmo que dentro de casa, troque de roupa, defina sua rotina, e tenha propósito ao levantar-se da cama.

Dica 03: Escolha um lugar da sua casa calmo e silencioso para trabalhar

Determine um lugar específico para trabalhar, dessa forma, fica mais fácil manter a disciplina. Se possível, um cantinho que seja calmo e silencioso. Assim, você consegue se concentrar melhor enquanto desempenha suas tarefas.

Dica 04: Mantenha sua equipe e gestor atualizados

Muitos dias de home office pode nos deixar um pouco perdidos quanto ao andamento da nossa área, podendo gerar até um sentimento de ansiedade e pensamentos como: “Será que meu chefe sabe que estou trabalhando?".  Para evitar que isso aconteça, tenha todas as suas tarefas registradas e com o status de cada uma. Se vocês não utilizarem sistemas como Trello ou Asana que já proporcionam uma visibilidade instantânea para seu gestor e equipe, nós criamos uma planilha para te ajudar com isso! Baixe aqui a nossa planilha de controle para home office.

Dica 05: Faça pausas! 

Levante, alongue o corpo, beba água, faça um lanchinho! Com certeza você voltará ao trabalho muito mais produtivo! Essas pausas são extremamente necessárias para o nosso corpo e a nossa mente continuarem funcionando da maneira certa.

Dica 06: Ocupe sua agenda quando estiver fora do horário de trabalho

Faça coisas que sempre quis fazer, mas não tinha tempo! Por exemplo, coloque em prática aquela receita que está salva no Instagram há meses! Comece a meditar ou fazer algum exercício físico, hoje em dia existem uma infinidade de aplicativos para te auxiliar nisso! O importante nesse momento é não deixar a mente parada, ou focado somente em assuntos ruins que afetam a nossa saúde mental.

Dica 07: Cuide-se!  

Cuidar de você mesmo é prioridade! Beba bastante água, coma de forma saudável para manter sua imunidade alta, lave as mãos com mais frequência e procure ficar em casa na medida do possível! Não só por você, mas por todos!

Post imagem