Como implementar o onboarding na sua empresa? - Matchbox

Como implementar o onboarding na sua empresa?

16 de março de 2020

Avatar

Julia-sanchez

Conteúdo @ Matchbox

O momento do onboarding, ou seja, da chegada de um novo colaborador na empresa é muito importante tanto para o funcionário quanto para a equipe, pois é uma pessoa que está entrando para agregar e otimizar o trabalho de todos. É a hora também de causar uma boa impressão a esse novo membro a fim de deixá-lo feliz e empolgado com o seu novo cargo, e assim trazer mais benefícios para ambos. 

Por isso, é muito importante ter um processo pré definido de como será o primeiro dia, semana e até os primeiros meses do novo membro na equipe, e mais do que isso, proporcionar a ele uma experiência gratificante, eficiente e acolhedora, e aí chegamos no cada vez mais famoso Onboarding. Esse método, além de dar à empresa uma vantagem competitiva em relação a atração de novos talentos, também ajuda na hora de reter esse e os demais funcionários, reduzindo a rotatividade do time

Outro ponto a ser beneficiado pelo onboarding é o fortalecimento da sua marca empregadora no mercado, pois ela terá mais chances de ficar reconhecida por seu cuidado especial e organização com relação a seus novos funcionários. Lembrando que não é preciso ser uma startup ou uma agência de comunicação super descolada para criar esse processo, pois qualquer empresa pode e precisa dele para um melhor relacionamento com a sua equipe. 

Como planejar o onboarding? 

Antes de pensar em projetar o onboarding, é preciso entender como funciona o seu processo de pós contratação atual. Nesse momento, é importante verificar quais as etapas do processo são realmente necessárias e surtem algum efeito efetivo, como preenchimento de formulários, e então excluir tudo aquilo que for desnecessário. 

Feito isso, o próximo passo é pensar em como explicar e passar a cultura e valores da empresa para o novo funcionário de forma amigável e sólida, passando seriedade e o convidando para abraçar a causa. Com tudo pronto, é hora de organizar o planejamento efetivo do onboarding, ou seja, o passo a passo que será seguido no momento em que ele for aplicado. 

Para isso, fizemos uma lista para você se inspirar e adaptar de acordo com a organização de sua empresa: 

  1. Faça um planejamento de como será os primeiros dias do novo funcionário, levando em consideração desde o primeiro passo dele dentro da empresa até o seu primeiro feedback;
  2. Selecione um líder que ficará responsável por guiá-lo dentro da empresa em cada etapa, apresentando os demais funcionários e os processos da empresa, o que pode envolver também locais para almoçar, dias de happy-hours e aniversários de colegas, para ficar mais descontraído;
  3. Separe um guia de tarefas básico para o novo integrante cumprir, evitando imergí-lo no trabalho pesado logo no primeiro dia, o que pode causar um cansaço e desmotivação imediatos. 

Uma boa dica para o primeiro dia é criar uma apresentação de PowerPoint falando sobre cada detalhe da empresa, desde o funcionamento dos banheiros, cozinha, senha do wifi e até alguns detalhes peculiares sobre a equipe, a fim de integrá-lo. A ideia é fazer algo descontraído e intuitivo, para que ele possa consultar quando esquecer de algo. 

Mais do que preencher formulários 

Como dito anteriormente, o onboarding deve ser muito mais do que preencher formulários e participar de reuniões. Ele precisa destacar as vantagens de trabalhar naquela empresa de forma indireta e não verbal, pois o novo colaborador vai perceber os benefícios do lugar através da maneira como foi tratado em sua chegada. 

Por isso, experiência é a chave do negócio, e para promover uma que seja memorável, converse com a equipe e organize um tour por cada área, permitindo que o novo membro conheça o trabalho de cada um e ainda se familiarize com cada pessoa, mesmo que seja superficialmente. 

É importante lembrar que o onboarding não dura apenas no primeiro dia do funcionário. Ele se refere também aos primeiros meses de adaptação, e requer atenção do líder responsável para que a cultura e os valores da empresa não se percam durante esse processo. 

Post imagem