Como a Tecnologia está mudando o RH

15 de janeiro de 2019

Juliana-maffia

Tradicionalmente quando falamos de RH pensamos em uma área sem grandes inovações onde são tomadas decisões sobre salários, contratações, demissões, são criadas sessões de desenvolvimento de equipe. Mas por trás dos panos a indústria vem mudando e incorporando tecnologia numa velocidade alta.

Veja algumas maneiras como esta onda de inovação chega mudando o mercado:

O RH ganhou um papel mais estratégico

A tecnologia permite que os profissionais da área reduzam o tempo que gastam em tarefas administrativas o que proporciona mais foco em pontos que precisam da atenção pessoal.

Antigamente era necessário muito tempo cuidando de burocracia e um esforço contínuo para manter tudo atualizado e de acordo com as regras da empresa. Ao simplificar através de tecnologia para acompanhar contratações, selecionar candidatos, manter dados dos colaboradores atualizados permitiu um aumento na eficiência, precisão e até mesmo no clima da equipe.

Mudança de paradigma

O processo de recrutamento está sendo desafiado e mudado pela inovação também. Com este novo modelo as empresas precisam entender o papel que precisamos tomar. Cada vez mais é preciso focar na exposição da sua marca empregadora para atrair os melhores talentos ao invés de ficar somente esperando que as pessoas procurem por vagas.

O modelo convencional ainda é o que as pessoas se candidatam para oportunidades enviando o currículo e indo a entrevistas. Mas a tecnologia vem mudando isso e criando maneiras mais rápidas e otimizadas. Um exemplo é quantidade de dados que um recrutador tem acesso sobre um candidato através de redes sociais. Além disso posts em redes sociais e o uso de mensagens proporcionam maneiras de promover a empresa de dentro para fora e atrair esses talentos.

Mais dados, melhores práticas de recrutamento

Identificar quais são as melhores práticas para contratar sempre foi um grande desafio. Tecnologias focadas em recrutamento reúnem as informações que podem ser utilizadas para otimizar a estratégia da empresa. Tendo acesso a esta informação com ferramentas de análise e visualização é possível identificar pontos onde se gastar muita energia e buscar maneiras de melhorar a ação nestes gargalos.

Acesso a geração Z

A geração Z vem entrando no mercado de trabalho ocupando posições de estágio, trainee ou até mesmo níveis iniciais dentro das empresas. Para esta geração o uso de tecnologia é tão simples quanto andar ou respirar.

Para conseguir atrair este novo filão de profissionais é necessário mostrar que sua empresa está dentro deste mundo digital e sabe conversar com essa persona. Esta geração busca mais do que benefícios e salário, querem fazer parte e estar engajados com a empresa. Então utilizar-se de tecnologias, redes sociais entre outros demonstra para este público que você os entende e que quer que façam parte de sua organização.

Estas são algumas das mudanças que a tecnologia está trazendo para o mercado e, por mais que se encontre resistências, é importante buscar maneiras de inovar e de se aproveitar da tecnologia para facilitar o que deve ser feito, identificar e otimizar tarefas que já são feitas ou novas e criar canais de comunicação que falem com as novas gerações que se tornam cada dia que passa um grupo maior no mercado de trabalho.

E na sua empresa? Como vocês tem sentido essas mudanças? O que tem feito para inovar?

Post imagem