Hoje, quando o assunto é atrair e engajar talentos o Employer Branding é só a ponta do iceberg. A construção de uma marca empregadora faz parte de um universo, que mistura conceitos de Marketing e Talent Acquisition e é aí que entra o conceito de Recruitment Marketing!
A velocidade com que surgem novos termos no mercado, com o Recruitment Marketing, pode assustar os profissionais mais ligados nas novidades! Mas queremos mostrar para você que na verdade, esse conceito já fazia parte do profissional de Employer Branding, ele apenas terá que aprender a aplica-lo de uma maneira que traga um melhor retorno sob seus investimentos.
Mas primeiro, queremos perguntar, você já se deparou com alguma das situações abaixo?
CENA 1: Feira Universitária
Você investe bastante dinheiro para entrar em determinada universidade. Chegando lá, conversa com muitos alunos e percebe que o impacto da sua marca empregadora foi positivo. Mas saindo da feira, guarda esses contatos em uma gaveta (ou arquivo perdido no servidor) e nunca mais fala com eles.
CENA 2: Programa de Estágio
Você atrai 10 mil candidatos para seu programa de estágio, sendo que 2 mil deles têm um perfil que bate com o que a empresa busca. No fim, aproveita apenas 10 candidatos e o restante você guarda para convidá-los para o próximo programa no ano que vem e esquece da existência deles nos outros 11 meses.
Se identificou? Pois é isso acontece mesmo. Às vezes você está fazendo as ações certas, mas elas não se conectam com uma estratégia maior. E é exatamente isso que aborda o Recruitment Marketing.
O que é o Recruitment Marketing (ou Marketing de Recrutamento)?
O Recruitment Marketing engloba as estratégias e táticas que uma organização usa para atrair, engajar, nutrir talentos para depois convertê-los em candidatos. Ou seja, o objetivo final desta área é que estes talentos se transformem em candidatos. Como ele vai fazer isso? Mantendo uma comunicação constante com os diversos talentos, ao longo da jornada deles, nos variados pontos de contato que estes possuem com a empresa.
Por isso, acreditamos que o Recruitment Marketing abraça a estratégia de employer branding e vai além! Com ele, você não apenas torna sua marca empregadora reconhecida, como ativamente começa a nutrir um relacionamento com seus potenciais candidatos utilizando as ferramentas de marketing.
Está na hora de tratar seus candidatos como o marketing trata seus consumidores
Quais são as funções do Marketing de Recrutamento?
- Atrair os talentos certos com sua marca empregadora
É aqui que você se preocupa em dar informação em troca da atenção dos talentos! Você compraria algum produto sem conhecer a empresa ou se a empresa tivesse uma reputação ruim no mercado? Hoje em dia isso não é mais possível, você abre aplicativos, faz uma busca no Google. Você, como profissional de R&S precisa aceitar que o candidato fará a mesma coisa com a sua empresa. Aqui é seu papel auxiliar ele com o maior número de informações possíveis para que ele tome a decisão do que é melhor para sua carreira.
Existem várias formas de atrair os talentos. Se pensarmos no ambiente online temos sites de carreira, redes sociais, blogs, sites como LinkedIn e Love Mondays. Tudo isso vai influenciar o candidato de uma forma ou outra.
- Segmentar os talentos e começar seu relacionamento
Uma vez que você começou sua estratégia de recruitment marketing e já captou os primeiros talentos que serão potenciais candidatos é hora de segmentá-los de acordo com a sua necessidade. Você pode escolher segmentá-los por região, por curso de graduação ou por área de interesse. Tenha claro qual sua estratégia de R&S e aplique isso ao seu pipeline de talentos.
Fazendo isso, você conseguirá criar um relacionamento baseado nos interesses dele, algo que irá parecer muito mais personalizado e consequentemente vai interessar muito mais o seu público.
- Nutrir seu público e criar um pipeline de talentos
A mensagem certa no momento certo pode ajudar você a encantar aquele talento que tem tudo a ver com a sua empresa. E assim, mesmo sem uma vaga em vista você mantém um relacionamento com ele a longo prazo. A ideia é mantê-lo encorajado para que sua empresa nunca saia do radar dele.
A gente sabe que isso pode assustar de começo, são muitas informações para assimilar, novas maneiras de falar com o jovem. Mas basicamente, entenda que assim como um profissional de marketing cria a jornada do cliente para fazer uma venda, você irá criar sua jornada do candidato para fechar uma vaga.
Para a Matchbox, o Recruitment Marketing representa o futuro (próximo) da área de Talent Acquisition. Acreditamos que os profissionais desta área vão precisar, cada vez mais, entender e aplicar conceitos de marketing em seu dia a dia, mas estamos aqui para ajuda-los a dar esse primeiro passo!
Esse artigo também foi divulgado no Propmark.