Construir um cronograma de processo seletivo é parte essencial do planejamento estratégico do RH. Por isso, um cronograma bem feito (e bem acompanhado!) pode ser decisivo para o sucesso do seu processo, seja ele para estágio ou trainee.
Alguns RHs já nos acessaram para saber o que não pode faltar num cronograma de processo seletivo e foi dessas perguntas que surgiu a ideia de fazer um passo a passo sobre o assunto! Mas tem mais, além de ajudarmos vocês a criar o cronograma, trouxemos nosso próprio modelo, utilizado em todos nossos processos, para que você não precise montar um cronograma do zero!
Quais as fases de um cronograma de processo seletivo?
Aqui na Matchbox nós dividimos o cronograma em 3 macro etapas e vamos detalhar cada uma delas abaixo:
Planejando seu processo seletivo
Faz parte dessa fase todas as ações que precisam acontecer para que o programa abra sua inscrição na data previamente estipulada, desde alinhamentos internos, reuniões com gestores, até a parte mais operacional – campanha, definição e pontos de contato com parceiros, sistemas, desenho de case para DG e Painel, alinhamento de competências procuradas etc.
Atraindo os talentos certos
Para fazer um cronograma da atração para seu processo seletivo é necessário saber, pelo menos, o prazo de duração da fase de inscrição. 30, 40 ou 50 dias: qual a melhor opção para o seu programa?
A partir disso, sente com sua equipe e faça uma lista de todas as ações que serão executadas para colocá-las em ordem cronológica no documento. Em quais portais acontecerão a divulgação? Existem influenciadores envolvidos? Envio de e-mail? Se você precisa de ajuda para estruturar sua estratégia de atração, nos avise. Dê uma olhadinha em nossos portais!
Planejando etapa por etapa do processo
Comece dando continuidade à lista que você criou na etapa anterior. Ou seja, liste tudo o que é necessário acontecer nesta etapa. Considere que algumas ações não ocorrem apenas no dia da etapa. Por exemplo, na etapa de Dinâmica em Grupo é preciso pensar também no dia da convocação para a dinâmica e no feedback após a etapa.
Uma vez abertas as inscrições, reserve dois dias da semana para fazer o gerenciamento e acompanhamento da base de inscritos. Lembre-se também que você precisa de tempo para gerar os relatórios e fazer as análises necessárias.
Por fim, inclua no seu cronograma o tempo necessário do processo admissional de um candidato, que varia de empresa para empresa.
Agora é hora de por a mão na massa baixando nosso modelo de cronograma. Se você ficar com alguma dúvida mande sua pergunta sobre o cronograma no email ola@webapp320517.ip-66-228-51-127.cloudezapp.io que respondemos rapidinho!