Close

28 de abril de 2020

6 dicas para atrair desenvolvedores com Inbound Recruiting

Inbound Recruiting

Contratar e até mesmo atrair o interesse de desenvolvedores é um desafio muito grande. Algumas empresas apostam em Tech Recruiter, outras estão buscando estratégias diferentes e inovadoras, tais como o Inbound Recruiting. O importante no final é conseguir as tão desejadas vagas de tecnologia preenchidas, não é mesmo? Por isso, neste artigo vamos te dar 6 dicas para atrair desenvolvedores com Inbound Recruiting.

E como vencer o desafio de contratar desenvolvedores? Como mostrar para eles que a sua empresa é a melhor opção para o momento profissional dele? Uma das estratégias, eu comentei acima: Inbound Recruiting. Você já conhece?

O que é esse tal de Inbound Recruiting?

O Inbound Recruiting é uma forma de criar um relacionamento com seus talentos utilizando estratégias de marketing e conteúdos sobre sua marca empregadora. Assim, sua equipe de recrutamento terá no final um pipeline de talentos interessados em trabalhar na sua empresa. 

E por que usar Inbound Recruiting para atrair desenvolvedores?

Motivo 01 – você entrará em contato com o talento apenas depois dele já saber quem é sua empresa, quais os benefícios ela oferece, e como é a cultura dela. Ou seja, quando você ligar para ele ou enviar uma mensagem no Linkedin, o desenvolvedor não estará no escuro em relação a nova empresa que buscou por ele. Pensando que esse talento é abordado com uma alta frequência, esse ponto é bastante importante. 

Motivo 02 – você terá um pipeline de talentos para consultar caso algum desenvolvedor decida sair da sua empresa. Isso economiza muito tempo de busca no Linkedin e análise de currículos e diminui o seu time to fill ou, em outras palavras, o tempo gasto para fechar uma contratação. 

Agora vamos as dicas, como atrair desenvolvedores com Inbound Recruiting?

1- Aposte em materiais ricos 

Sabe quando você se cadastra para receber um e-book gratuito no seu e-mail? Chegou a hora da sua empresa apostar nesses materiais que farão com que os olhos dos desenvolvedores brilhem.

Segundo a pesquisa feita em 2020 pela Matchbox, 45% dos desenvolvedores se interessam por e-books. Agora se você tiver todas as ferramentas necessárias e quiser atrair um número ainda maior de talentos, aposte em cursos online gratuitos. A pesquisa mostrou que 72% dos desenvolvedores consomem esse formato. 

ebook gratuito: o que os desenvolvedores querem?

 

2- Tenha um time te apoiando

Nem todo redator consegue abraçar todos os conteúdos de tecnologia. Para atrair esses talentos através de artigos e materiais ricos é importante trabalhar temas que ajudem a resolver as dores da sua persona. 

Segundo a pesquisa, 69% dos desenvolvedores se interessam por conteúdos como“passo a passo de códigos e novas linguagens”. Imagina que legal se os desenvolvedores da sua empresa escreverem esse tipo de conteúdo? 

Os futuros candidatos verão que a sua empresa trabalha com aquela linguagem que ele tanto quer aprender, e isso pode chamar atenção do candidato na hora de aceitar a sua proposta.

3- Aposte em formatos diferentes

Além dos vídeos que comentamos acima – e que chamam a atenção de 88% dos desenvolvedores-, você também pode apostar em outros formatos para entregar conteúdos de qualidade para esses talentos. 

Os artigos ficam na segunda posição com 69% da popularidade, seguido dos ebooks com 40% e dos podcasts com 32%. Será que não tem um dev aí dentro que adoraria fazer parte de um podcast da sua empresa?

4- Lembre-se de dar dicas sobre desenvolvimento profissional

Nem só de código vive um desenvolvedor. As empresas buscam talentos que além das qualidades técnicas, tenham algumas soft skills bem desenvolvidas. 

Se a sua empresa busca contratar um pessoal mais sênior, você precisa apostar nesses conteúdos também. Sabia que 91% dos desenvolvedores com mais de 4 anos de experiência se interessam por esses temas?

5- Esteja nas redes sociais

Aquela dica que toda marca já ouviu também funciona para sua marca empregadora. Ter redes sociais de carreira vai te ajudar em futuras contratações de desenvolvedores.

Linkedin, Facebook e Youtube são as redes sociais favoritas deles na hora de se atualizar profissionalmente. Essa história só muda um pouco quando falamos de um pessoal mais sênior. Segundo a pesquisa, quem tem de 4 a 6 anos de experiência costuma se atualizar com 55% o Linkedin, 47% o Youtube e em terceiro lugar com 32% o Medium.

Já se você estiver buscando um pessoal mais junior, vale apostar também no Reddit. Essa rede social fica na quinta posição (atrás das quatro acima) mas atrai 21% desse público.

6- Esteja nos grupos de vagas

Embora 73% dos desenvolvedores encontrem as vagas pelo Linkedin e 51% por indicação de amigos, os grupos de vagas também são opções. 24% dos desenvolvedores estão em grupos do facebook e 21% em grupos de whatsapp.  Então, que tal tentar fazer parte também desse grupos ou ter um embaixador da sua empresa, alguém da área de Tech por exemplo, para estar lá e te ajudar na divulgação?

Agora que você já tem as ideias, chegou a hora que colocar tudo em prática, e finalmente começar a criar um pipeline de desenvolvedores. 

Sabia que a Matchbox tem um trabalho de Inbound Recruiting voltado para Desenvolvedores? O que acha de vencer esse desafio e começar a contratar esses talentos? Vamos bater um papo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content