A gente já explicou para você o que é o inbound recruiting em um artigo anterior. Mas para recapitular, o Inbound Recruiting é a adaptação de uma ferramenta de marketing digital, que a Matchbox está aplicando para o universo de talent acquisition, com o intuito de se relacionar com talentos e criar um pool de candidatos para as empresas.
Mas até aí, pode-se pensar que essa é apenas mais uma ferramenta, ou mais um processo, que cairá no colo do RH. E pelo que vimos na pesquisa HR Thinking, 48% dos profissionais respondentes acreditam que a alta carga operacional é um desafio da área de Talent Acquisition. Mas calma, o Inbound surge para reduzir custos e tempo gasto em atividades que não estão gerando resultados!
Não acredita? Trouxemos 3 benefícios que o Inbound Recruiting traz para a equipe de Talent Acquisition:
Otimizando a Atração de Candidatos
Todo ano, você abre um programa de trainee ou estágio, você atrai os candidatos com o perfil adequado, e seleciona aqueles que mais tem a ver com você. Todo esse processo dura de 4-6 meses, as vezes até mais, e no próximo ano o que você faz? Começa do zero!
O Inbound aparece como uma forma de manter um relacionamento com os candidatos que já conhecem sua marca, se interessaram pela sua vaga, mas que por alguma razão não avançaram.
Ao longo do ano, você tem a oportunidade de se aproximar cada vez mais deles, mostrar os diferenciais da sua marca e nutri-los sobre sua cultura e competências desejadas. Com isso, quando você abre inscrições novamente, você já tem uma quantidade grande de pessoas que têm interesse em se candidatar e já se conhecem melhor a empresa.
Automatizando as atividades operacionais
Segundo a pesquisa mencionada acima, o segundo maior desafio encontrado por profissionais de Talent Acquisition hoje é a alta carga operacional das equipes. E como o inbound recruiting, teoricamente uma nova atividade a ser desenvolvida, pode ajudar essa área a reduzir o fluxo intenso de trabalho?
Dos profissionais que apontaram esse problema na nossa pesquisa, 60% afirmou que reestrutura ou reformula equipes e processos para solucioná-lo.
Nossa sugestão aqui é reformular sua estratégia de aquisição de talentos, com base no Inbound Marketing, reduzindo o trabalho operacional e baseando sua atração e nutrição de talentos de forma online e automatizada.
Com o tempo, o Inbound Recruiting pode se tornar uma máquina que tem como objetivo atrair e se relacionar com novos talentos de forma quase que automática, tendo pouca manutenção.
HR Analytics: tome decisões com base em dados
CAC e ROI são termos muito comuns entre profissionais de marketing digital. Mas nós acreditamos que estes termos podem ser adaptados para a realidade de profissionais de Talent Acquisition.
Mas o que eles têm a ver com inbound recruiting?
Toda a estratégia de inbound recruiting é construída em cima de plataformas de marketing digital que são preparadas para esse tipo de automação. Essas plataformas geram uma série de dados que são utilizados para análise de resultados e planejamento de melhorias.
O CAC, no conceito do Recruitment Marketing é o Custo de Aquisição do Candidato, ou seja, quando custa no total para um candidato se tornar um colaborador. Já o ROI é o retorno sob investimento de todas as suas atividades.
Ao utilizar estes e outros indicadores o RH passa a entender se seus esforços estão trazendo resultado e como é possível otimizar todo o investimento que ele já realizou.
Existem muitos outros benefícios para as empresas que estão utilizando o Inbound Recruiting como estratégia de aquisição de talentos, por enquanto, selecionamos aqueles que, de acordo com os indicadores da HR Thinking, mais atrapalham a rotina destes profissionais.
Quer saber como a Matchbox está otimizando a área de Talent Acquisition por meio do Inbound Recruiting? Entre em contato com um de nossos especialistas e descubra.