Qual a vantagem competitiva da sua marca empregadora?

11 de junho de 2018

Juliana-maffia

Quando falamos de negócios e marcas, a primeira coisa que nos vem a cabeça é: Por que escolher determinada marca em detrimento da outra? O que influencia esta tomada de decisão é o que chamamos de Vantagem Competitiva.

A Vantagem Competitiva pode ser entendida como uma vantagem que uma organização possui em relação a outras empresas. Esse conceito também pode ser usado dentro do Employer Branding, como a vantagem que sua marca empregadora tem, quando comparada aos seus concorrentes.

Existem 5 pontos importantes sobre a vantagem competitiva da Marca Empregadora que precisamos entender antes de falarmos sobre como aplicar esse conceito na sua empresa:

1. Sua vantagem competitiva não deve ser apenas comunicada da boca pra fora, ela deve ser percebida por todos: ou seja, não adianta você dizer que sua empresa é a melhor empresa para se trabalhar, quem precisa achar que sua empresa é a melhor para se trabalhar é o talento com quem está se relacionando.

2. Ela precisa gerar valor na cabeça do talento com quem você está se relacionando, sua vantagem competitiva que será por ele percebido. Se a vantagem competitiva que ele percebe é ser uma empresa divertida e sem regras, provavelmente o valor que ele enxerga é ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

3. Ela precisa ser inimitável: ok, você tem horário flexível. Qualquer empresa que se organize para ter, conseguirá. Ah, eu tenho geladeira de sorvete livre. Ok, incluindo isso nos orçamentos, uma grande empresa consegue colocar este benefício também, ou seja, qualquer um consegue, e isso não é uma vantagem competitiva sustentável. Ela pode durar um período, mas logo perde-se a vantagem e pronto, já está na cesta com todas as outras empresas.

4. Ela precisa ser rara: além de ser inimitável, sua vantagem competitiva precisa ser única, pois assim, você a terá por um período indeterminado, reforçando e aumentando a vantagem em relação aos concorrentes.

5. Para ser uma vantagem competitiva sustentável, sua estrutura organizacional precisa conseguir extrair dela o seu potencial máximo: de nada adianta ser uma empresa com uma área de lazer e descompressão sendo que o dia a dia da empresa não da a oportunidade para que os funcionários aproveitem o espaço.

Hoje, construir sua vantagem competitiva com base nesses 5 pontos parece impossível?

E se eu te disser que você possui uma vantagem competitiva que ninguém mais tem? E que talvez você esteja menosprezando o poder dela?

Sim! Toda empresa tem uma vantagem competitiva que por mais que tenha a mesma natureza, passa por todos os 5 níveis de forma natural, principalmente no que tange a marca empregadora: AS PESSOAS.

Exato! Seu time é único, é inimitável, cada peça dele é rara, pois só existe uma no mundo, é o que é mais fácil absorvido e percebido pelo seu público, pois se relaciona de forma empática com ele, gerando o valor que ele busca.

O único problema com esta vantagem está no 5º ponto: a sua estrutura está preparada para tirar o máximo desta vantagem competitiva?

Foi pensando em dar a base necessária para que as empresas tirem o maior proveito da vantagem competitiva do seu Employer Branding que construímos os nossos produtos. Um deles, onde utilizamos os times internos para promover a marca é o Programa Embaixadores.

Algumas das empresas que já trabalham com esse tipo de ação são: Honda, Bosch, Grupo Boticário, entre outras. Este tipo de ação une talentos internos com grande conhecimento de marca e a expertise da Matchbox para gerar conteúdos e palestras que possam maximizar a promoção da sua marca empregadora.

Post imagem