Qual a diferença entre Employer Branding e Recruitment Marketing?

12 de dezembro de 2018

Gabriela

Analista de marketing da Matchbox

Employer Branding se tornou uma necessidade para empresas brasileiras há alguns anos, enquanto isso o termo Recruitment Marketing vem ganhando força nesse meio

Entenda o que cada um desses termos representa em 2 frases curtas...

Employer Branding é um termo usado para definir o processo de criar e manter a marca empregadora da sua organização. O objetivo do Employer Branding é tornar sua empresa desejável para os talentos certos.

Já o Recruitment Marketing pega as definições criadas pelo Employer Branding para promover essa marca empregadora através de recursos do marketing. Ou seja, o termo Recruitment Marketing é usado para explicar os métodos e táticas necessárias para atrair os talentos.

ebook gratuito: do employer branding ao recruitment marketing

Veja o nosso guia completo do employer branding ao recruitment marketing.

Qual a importância dos dois?

Ambos são peças do mesmo tabuleiro e ajudam as organizações a recrutar os melhores talentos de uma maneira mais assertiva. Um depende do outro para existir.

No Employer Branding você define sua Candidate Persona, sua Marca Empregadora e seu EVP. Já o Recruitment Marketing usa isso para promover sua organização como empregadora criando ações de marketing com o objetivo de atrair, engajar e converter talentos.

Ambas contam com o mesmo objetivo: auxiliar sua organização na construção de uma marca empregadora forte que atraia candidatos qualificados.

De qual forma eles são diferentes?

Muitas pessoas confundem as ações de ambos, tratamento Employer Branding como Recruitment Marketing ou vice-versa. Mas ficas mais fácil entender a diferença entre eles quando fica claro que o Employer Branding está mais conectado com a etapa de construção de marca empregadora e estratégia. Enquanto o Recruitment Marketing está ligado a todas as ações que você vai realizar para solidificar essa marca empregadora na cabeça dos talentos.

Um bom Employer Branding é capaz de impactar métricas que surgem após a contratação do talento, como o Employee Experience. Entenda como o Employer Branding impacta o engajamento dos seus colaboradores neste guia gratuito.

Eu preciso ter uma estratégia desenhada para os dois?

Precisar, você não precisa. Mas ambos são importantes se você quer melhorar a aquisição de talentos da sua organização. Vale reforçar que uma estratégia depende da outra, ou seja, faça o desenho das estratégias e ações junto!

Desenhe a Candidate Persona

Defina seu EVP (Employer Value Proposition)

Crie suas ações de Recruitment Marketing

Mensure

Repeat

E ai, já parou para desenhar as estratégias e ações de Employer Brading e Recruitment Marketing? Conte sempre com as dicas dos nossos especialistas.

Post imagem