Portais de atração de talentos: qual a candidate persona? - Matchbox

Portais de atração de talentos: qual a candidate persona?

16 de setembro de 2019

Avatar

Vinicius-perussi

Designer da Matchbox

Você, profissional de RH, conhece o Portal My Trainee? Nós, da Matchbox, somos detentores dele. É um site referência em anúncios de vagas de Programas de Trainee desde 2011. 

Alguns dados importantes sobre ele:

Visitantes únicos/ano: 382.425

Pageviews/mês: +350.000

Fãs no Facebook: 46.500

Base de e-mail: 61.000

Vagas cadastradas: +10.000

+ de 90 empresas anunciantes

Para manter a excelência do portal e pensar em novas formas de atrair candidatos, decidimos definir uma persona que seria o usuário deste site. E claro, para poder te ajudar na sua atração de talentos.

Criação da Persona

Iniciamos com uma pesquisa simples utilizando o Google Forms. Perguntamos se os respondentes eram universitários, e se eles se inscreviam regularmente à vagas de Trainee e qual a sua idade.

90,5% das pessoas que responderam ao nosso questionário eram universitários, com idade média de 20 à 26 anos e 78% delas se inscreviam a vagas de trainee regularmente.

Após termos definido as informações básicas do nosso público, decidimos fazer uma pesquisa para entender qual o desafio desse talento, e onde o Portal My Trainee atuava sanando as dores, ou até, onde poderíamos melhorar e sermos mais assertivos.

Foram perguntas como: Quais processos são uma barreira ao realizar seu objetivo/sua inscrição? Quais são suas dores ao se candidatar a uma nova vaga? Quais os detalhes mais importantes que você verifica antes de se inscrever em uma vaga?

Candidate persona definida 

Júlia Torres, 22 anos, universitária e futura trainee.

Antes de se inscrever a uma nova vaga, ela deseja conhecer:

  • pré-requisitos da vaga;
  • cultura organizacional da empresa;
  • localização de trabalho;
  • faixa salarial, benefícios e oportunidade de crescimento.

Júlia não tem muito tempo para buscar vagas e ficar preenchendo currículos, portanto ela dá prioridade a programas que tenham uma facilidade maior para se inscrever. Prefere ser indicada para vagas que se enquadram dentro do seu perfil, e empresas que possuam o mesmo fit cultural que ela.

Júlia quer se manter atualizada sobre como anda o processo seletivo, e não se incomoda em receber as informações por e-mail, desde que sejam completas e enviadas no momento certo, para que ela não perca nenhuma informação sobre o programa. O que ela não gosta é ficar sem feedback sobre qualquer processo que ela se inscreva, seja um feedback positivo ou negativo.

Como atingir essa candidate persona?

Em primeiro lugar, é fundamental que você defina a candidate persona para a sua vaga, e nós temos um guia que vai te ajudar nisso.


Guia para construção de candidate persona

Após defini-la, o ideal é que você entenda quais os canais de comunicação que você deve estar presente para chegar até ela. E o intuito deste artigo é esse, te mostrar a persona que acessa os portais de atração, e como esses portais podem te ajudar a chegar no candidato ideal para a sua vaga.
Nós podemos te ajudar nisso. Quer bater um papo? Chama a gente!

Post imagem