Por que o fit cultural com o candidato é importante? - Matchbox

Por que o fit cultural com o candidato é importante?

30 de março de 2020

Avatar

Julia-sanchez

Conteúdo @ Matchbox

Cada empresa possui um clima organizacional composto por seus valores éticos e morais, crenças, hábitos e as suas políticas individuais. Todos esses fatores são construídos ao longo do tempo e também determinados por seus diretores, que possuem esse fit cultural e gerenciam o ambiente de trabalho da forma que consideram adequados. 

Isso acontece da mesma forma no perfil de cada profissional dentro das empresas, que carregam consigo os seus valores, crenças e hábitos que podem estar alinhados ou não aos da corporação para a qual está trabalhando, e isso influencia diretamente na forma como os negócios serão conduzidos. 

O fit cultural, então, é o alinhamento desses fatores entre o candidato e a empresa, que deve apresentar um mínimo de harmonia para que o seu relacionamento dê certo e ambos se sintam bem em trabalhar em conjunto, o que implica em uma série de resultados que podem definir o futuro da carreira e mesmo do crescimento da corporação.

Entender a importância do fit cultural com o candidato e analisar esse quesito no momento da contratação é muito importante, pois interfere não apenas no rendimento da equipe como também na taxa de turnover da empresa, que pode aumentar caso o número de funcionários destoantes dos valores seja grande. 

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para te ajudar a entender o quão valioso é considerar esse aspecto em seu programa de recrutamento e seleção e também como fazer a análise correta dessas características. Confira! 

A importância do alinhamento do fit cultural 

Ter funcionários com características comportamentais alinhadas ao clima organizacional da empresa é fundamental para o sucesso em uma série de processos, dos mais simples aos mais completos. Se a empresa possui um perfil mais conservador, rígido e que é muito pontual em questão de horários, por exemplo, dificilmente irá satisfazer um candidato que tem um perfil alinhado ao de Startups, onde praticamente tudo é negociável e flexível. 

Em um caso como esses, tanto a gestão quanto o funcionário ficarão insatisfeitos diariamente, e isso implicará em uma série de resultados ruins, como o aumento do turnover, que é o índice de rotatividade dos talentos dentro da empresa. Neste ponto, entram questões como o aumento das despesas com demissões e contratações, o que demanda dinheiro e o valioso tempo do RH. 

Por isso, é muito importante no momento da contratação entender quem a empresa é, o que ela está buscando e qual seria o candidato ideal a ser contratado. Elaborar uma Candidate Persona pode te ajudar com isso, pois de dará uma visão mais clara e ampla do perfil de talento que você está procurando. 

Quando falamos de perfil, não queremos dizer apenas posicionamento e gostos pessoais. Alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração são as questões comportamentais também, que englobam a forma como aquela pessoa realiza o seu trabalho, podendo ser mais proativo, quieto, com espírito de liderança ou mesmo totalmente passivo. 

Como analisar se o candidato tem fit?

Existem algumas estratégias que podem ser utilizadas no momento de recrutamento e seleção para avaliar de forma efetiva o fit cultural do candidato, e uma delas, é aplicar o Employer Branding em sua empresa, o que irá trabalhar na seleção do perfil certo de candidato desde o primeiro contato com ele, aumentando as chances de encontrar profissionais mais alinhados com a sua cultura nas etapas finais do recrutamento. 

Além disso, utilizar dinâmicas com games ou mesmo em grupo, quando organizadas para serem concisas e rápidas, podem te ajudar a extrair o máximo de informações sobre o comportamento e opiniões do candidato, e assim analisar se ele está de acordo com o fit da empresa ou não. 

De uma maneira geral, não adianta sair chamando pessoas de todos cantos para fazer entrevista e querer que logo de primeira se encontra o talento ideal. O necessário mesmo é investir em todo o processo de recrutamento demonstrando desde o início qual o posicionamento de sua marca também, o que vai ajudar a atrair profissionais alinhados com a mesma linha de pensamento. 

E aí, viu como é importante dar “match” com o candidato escolhido? Saiba mais sobre como melhorar o seu processo de recrutamento e seleção e tenha times cada vez mais forte e que façam sentido.

Post imagem