Por que é importante investir em atração de talentos? - Matchbox

Por que é importante investir em atração de talentos?

18 de setembro de 2019

Avatar

Julia-sanchez

Freela de conteúdo da Matchbox
certificação em recruitment marketing

Encontrar os profissionais ideais para fazer parte da equipe e ter uma boa atração de talentos tem sido uma tarefa muito difícil para as empresas. Isso porque as pessoas estão cada vez mais mais exigentes com relação ao ambiente de trabalho que almejam para si, tornando árdua a conquista do colaborador desejado por parte de um RH que realiza um processo seletivo comum

Hoje, os jovens talentos entendem exatamente o que querem para o seu dia a dia e não perdem tempo participando de entrevistas em empresas que não possuem o mesmo mindset que eles, seja por questões mercadológicas ou pela maneira como foram abordados, fazendo-se necessário um plano mais aprofundado para despertar o seu interesse.  

Neste ponto, investir de maneira efetiva na atração de talentos é muito importante, pois permite que as empresas criem estratégias eficazes para alcançar profissionais acima da média, além de terem a chance de minimizar os custos em um processo de seleção de candidatos por torná-lo mais curto e assertivo. 

Além desses benefícios, ao investir na atração de talentos, a empresa estará contribuindo também para o seu Employer Branding, tornando-se bem reconhecida por sua campanha de contratação e pelos candidatos que participaram dela, mesmo quando não escolhidos para a vaga. 

Investindo na atração de talentos 

O primeiro passo para traçar uma boa estratégia de atração de talentos é entender quais tipos de profissionais você deseja contratar. De nada adianta criar uma grande campanha de Employer Branding e um processo seletivo dinâmico e estruturado se você não sabe a persona que está procurando, e por isso é preciso defini-la com precisão. 

Para começar, estude muito bem a área que receberá o profissional, procurando entender quais qualificações estão em falta. Proatividade, senso de líder, organização ou até mesmo carisma: todas essas características podem ser abordadas na persona, somando quais são as necessárias para fazer sentido com a equipe existente e quais precisam ter para agregar ao time. 


Guia completo para construção de candidate persona. Baixe aqui!

Com a persona definida, você pode partir para a divulgação da vaga em aberto, possuindo a opção de escolher os portais corretos de candidaturas ou contratar uma empresa de recrutamento e seleção, que te ajudará e muito em encontrar o seu talento ideal. 

Além destes, alguns passos a serem pensados com carinho dentro do processo de atração de talentos é criar um ambiente agradável e convidativo para o candidato, permitindo que ele simpatize com a sua empresa logo nos primeiros contatos feitos, seja no meio digital, com a forma como você cria a descrição da vaga, seja no meio físico, com o local e abordagem que utilizará no dia da entrevista ou dinâmica. 

Descrição da vaga e dia da entrevista 

Você pode achar que não, mas uma simples palavra na descrição da vaga em aberto pode jogar o seu talento ideal para longe. Isso porque, considerando que se trata de um profissional acima da média, ele estará muito atento aos mínimos detalhes da oportunidade que está sendo ofertada, e qualquer falha na comunicação pode fazê-lo perder o interesse. 

Um exemplo disso é criar anúncios de vagas repletos de especificações, com uma longa lista de pré-requisitos que dificilmente serão preenchidos por uma só pessoa, afinal, como dito no artigo sobre a importância de ter um relacionamento com universidades, é preciso entender que não existe o candidato perfeito, e sim o potencial talento que você irá aperfeiçoar de acordo com as necessidades de ambos. 

Por isso, junte apenas as atribuições mais importantes e crie frases curtas e concisas, dizendo em poucas palavras o que você está procurando. Além disso, ter um processo de inscrição simples também é importante, pois atraem até mesmo os candidatos passivos, aqueles que não estão necessariamente em busca de colocação, mas que vão se candidatar devido a facilidade de cadastramento. 

Com o seu plano de atração de talentos definido, você está pronto para sair em busca do seu talento ideal, que possivelmente também está te procurando. Se possuir alguma dúvida, pode contar com a gente! Acesse aqui!

Post imagem