Pipeline de Talentos - Por que é tão importante construir o seu? - Matchbox

Pipeline de Talentos – Por que é tão importante construir o seu?

9 de outubro de 2019

Larissa Chinaglia

Larissa-chinaglia

Analista de inbound recruiting da Matchbox
certificação em recruitment marketing

Toda empresa já sentiu necessidade de fazer uma contratação de última hora e urgente, não é mesmo? O processo de recrutamento acaba sendo feito às pressas, e muitas vezes sentimos que os candidatos não estão todos de acordo com o perfil que a empresa precisa. Agora, e se você tivesse um pipeline de talentos? Provavelmente você teria gasto bem menos horas buscando possíveis candidatos no LinkedIn, divulgando a vagas nas principais redes sociais e observando currículos do zero.

Além das horas de trabalho gastas para focar em atender a necessidade de uma vaga urgente, é preciso lembrar que uma contratação às pressas e feita de modo errado, pode gerar maiores custos para a empresa. Por isso dizemos que, quando o RH começa a desenvolver e alimentar um pipeline, ele otimiza também os recursos financeiros da empresa. 

Porém o pipeline de talentos não é usado apenas para auxiliar a contratação de um profissional em vagas de emergência. Algumas empresas também usam desse pipeline para projetar sucessão de cargos e a gestão do conhecimento organizacional. 

Mas afinal, o que é um pipeline de talentos? 

O pipeline de talentos é uma ferramenta que agrupa diversos candidatos. Dessa forma, quando surgir a necessidade de uma contratação, você conseguirá encontrar, em um só lugar, quem possui os requisitos da vaga. 

Dentro do pipeline é possível filtrar os profissionais que possuem os cargos que sua empresa busca, as skills mais importantes para a colocação, qual a formação e a experiência de cada um dos talentos, entre outras informações. Tudo que estiver presente em currículos tradicionais estará de fácil acesso dentro do pipeline da sua empresa. 

Quem está no pipeline de talentos?

O pipeline de talentos reúne candidatos de diversos lugares. Para começar, sabe aquele processo seletivo que você fez há algum tempo? Você tem os dados dos candidatos que participaram e não foram selecionados por algum motivo? Salvou esses currículos para uma segunda oportunidade? O seu pipeline pode (e deve) conter esses talentos. Eles podem ser adequados para uma futura vaga ou para outro momento dentro da empresa. 

Abriu uma vaga hoje? Esses candidatos precisam estar no seu banco de talentos também. Afinal, você vai começar a analisar esses perfis para alguma vaga urgente, não é mesmo? 

Porém nem só candidatos fora da empresa podem estar no pipeline. Você pode manter no banco de talentos com seus colaboradores atuais que podem estar buscando uma mudança de área ou uma promoção de cargo. 

Um ponto importante é que você não precisa esperar ter uma vaga disponível para alimentar o seu pipeline. Qualquer talento que chegar através de softwares de recrutamento ou interesse na empresa, que entrou através da sua estratégia de inbound recruiting ou das redes sociais de carreiras deve estar dentro do seu pipeline de talentos para futuras oportunidades. 

ebook gratuito: guia completo de inbound recruiting

Baixe o nosso guia completo de inbound recruiting.

Principais benefícios do pipeline

É muito importante que toda empresa desenvolva e alimente o seu pipeline de talentos. Ainda assim, não é claro para todas as equipes de recursos humanos os principais benefícios de manter essa ferramenta. Conheça os principais benefícios: 

Aumento da produtividade do RH

Com um pipeline de talentos, a abertura de processos seletivos de última hora se tornam muito mais tranquilas. Dentro do pipeline é possível encontrar de uma só vez candidatos fortes para cada uma das vagas de emergência. 

Economia de tempo

Enquanto a produtividade do time de recursos humanos aumenta, o tempo gasto em processos seletivos diminui proporcionalmente. Filtrar os candidatos com as características que a vaga pede se torna muito mais rápido e prático do que a leitura de diversos currículos do zero.  

Agilidade no processo seletivo e diminuição do time to fill

Para a área que está contratando, esse é o benefício mais importante. Quem já esteve em uma equipe que precisou de uma contratação urgente, sabe o quanto é sofrido ver o RH não achando o talento ideal no tempo necessário. Porém, com o pipeline de talentos, o processo seletivo se torna mais rápido, o que não prejudica a equipe que está com falta de mão de obra. 

Diminui as chances de uma contratação errada

Com a área que está contratando pedindo urgente por um novo colaborador, o RH pode se sentir pressionado a fazer uma escolha não tão certeira. Dessa forma, contratações às pressas costumam trazer funcionários fora do perfil desejado. Isso, além de aumentar os custos de contratação/demissão, geram mais complicações no próximo processo seletivo. 

Diminuição dos custos

Além de diminuir os custos por contratação errada, ter um pipeline diminui custos com headhunters e anúncios pagos. Como já existe uma ferramenta alimentada com diversos talentos, não há necessidade de contratar pessoas para a busca de novos candidatos, nem de patrocinar nas redes sociais ou sites de anúncios de vaga. 

Com tantos benefícios para a equipe que contrata, para a equipe de recursos humanos e para a empresa, não tem porquê não desenvolver um pipeline de talentos. No dia a dia, a presença dessa ferramenta vai auxiliar de diversas formas, e trazer muito mais praticidade. É importante lembrar que para gerar melhores resultados, sua empresa também precisa contar com um planejamento de estratégias de marketing de recrutamento

Post imagem