Close

Reter desenvolvedores com inbound recruiting: é possível?

inbound recruiting
Descubra como o Inbound Recruiting pode me ajudar a reter profissionais de tecnologia.

Falamos bastante sobre os desafios de contratar e atrair desenvolvedores, e como o Inbound Recruiting pode te ajudar. Mas, quando esse desafio é vencido, logo vem à cabeça a próxima dificuldade, como reter esse público na minha empresa? Veja neste artigo como é possível reter desenvolvedores com inbound recruiting.

 

A grande rotatividade dos profissionais de tecnologia é uma realidade. Segundo o relatório de rotatividade do LinkedIn de 2019, o setor de tecnologia é o setor com o maior índice de turnover dentre todos.

 

De acordo com o relatório de rotatividade de funcionários da Payscale de 2019, o tempo médio de permanência de um profissional de tecnologia na Amazon, é de apenas um ano. Na Google, o tempo médio é um pouco melhor, de 1,1 ano. A Apple é a empresa que tem melhor desempenho, tendo como tempo médio, ainda assim, somente dois anos.

 

Esses dados nos mostram, que até as companhias mais desejadas sofrem com o turnover de desenvolvedores. Então, o que eu posso trazer de diferencial para a minha empresa que me ajude nessa retenção?

 

Reter desenvolvedores com o Inbound Recruiting

 

O Inbound Recruiting é um conceito vindo do Marketing para o Recrutamento e Seleção, com a missão de aproximar o candidato da empresa. Na prática, essa metodologia aproxima o candidato antes mesmo da vaga ser aberta. Ou seja, o Inbound Recruiting traz para o processo apenas aqueles que se identificam com aquele ambiente de trabalho e com a cultura da empresa.

 

Isso significa que seus futuros colaboradores se identificam com a empresa – desde valores a benefícios – e estão confortáveis no ambiente por isso. Dessa forma, o número de colaboradores que estarão buscando novas oportunidades será menor, consequentemente a rotatividade também.

 

Falando especificamente sobre o público de tecnologia, os maiores motivos que levam ao aumento da taxa de turnover são remuneração baixa e a falta de adaptação a cultura organizacional da empresa, segundo uma pesquisa divulgada pela Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Assespro.

 

Ou seja, por meio do Inbound Recruiting, grande parte do trabalho já estará sendo feito desde o início do relacionamento do talento com a empresa. As chances de contratar um candidato que não se adapte com a cultura é quase nula.

 

Implementando o Inbound Recruiting para reter desenvolvedores

 

O relacionamento criado entre a empresa e o candidato através das estratégias de Inbound Recruiting já antecipam o futuro colaborador sobre como será o dia a dia dele no novo emprego.

 

Em relação a remuneração baixa e benefícios, o Inbound Recruiting também pode ajudar. Você poderá traçar estratégias que façam com que, durante o relacionamento talento/empresa, fique muito claro para o candidato quais são os planos de carreira que a sua companhia oferece.

 

Junto a isso, você também poderá entender quais são os benefícios que o seu público deseja e que agrega pontos positivos na escolha de trabalhar na sua organização.

 

Segundo uma pesquisa realizada pela Matchbox, dentre todos os desenvolvedores respondentes, 72% deles indicaram a flexibilidade de horário como um agregador de valor para a sua escolha. 41% deles responderam Home Office, 37% Cursos e Especializações oferecidos pela empresa, e 28% o famoso “no dress code”.

 

Você pode trabalhar com o Inbound Recruiting mostrando todos esses benefícios que a sua empresa oferece para o desenvolvedor. Tudo isso por meio de conteúdos e interações, o que faz com que o candidato escolhido entre muito bem alinhado para a sua organização, com pouquíssimas chances de sair a médio prazo.

 

Para entender mais a fundo como funciona o trabalho de Inbound Recruiting, você pode baixar o nosso guia completo sobre o tema.

 

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

Últimos posts

recruitment marketing

Cost per Hire: Aprenda a otimizar seu recrutamento

Dentre todas as ações que precisam estar afiadas nestes processos de contratação, existe um tópico que precisa de muita atenção: o cálculo de Custo por