Close

Se o conceito de Candidate Experience ainda não é tão claro para você, te sugiro ler o nosso artigo “Candidate Experience: o que é e por que é importante?” antes de seguir a leitura. 

 

Sabemos que a Candidate Experience é um dos principais diferenciais de um processo seletivo, seja ele grande ou pequeno.

Existem premissas básicas de experiência do candidato que devem ser seguidas para que a atratividade da sua empresa não seja prejudicada.

 

Um candidato, seja ele aprovado ou não, que leva uma boa experiência de um processo da sua empresa, se torna um promotor da sua marca empregadora, e também um potencial consumidor da sua marca final. Ou seja, ele promove não só o seu employer branding, mas também se torna promotor do seu consumer brand.

Como inovar a Candidate Experience com diferentes mídias e formatos?

Muitas empresas fazem apenas o básico quando se trata de experiência do candidato, isso porque inovar acaba se tornando um desafio.

Por isso, estou aqui para te mostrar como inovar no seu processo seletivo apenas usando mídias e formatos que saem do comum.

Você, com certeza, acompanha ou conhece algum podcast não é mesmo?

Essa é uma mídia que está super em alta de tempos pra cá, mas quando se trata de Candidate Experience, poucas empresas investiram nela. Segundo uma pesquisa, o consumo de podcasts cresceu 21% em 2019.

Nós, da Matchbox, descobrimos que o podcast é uma ótima forma de engajar candidatos inscritos em um processo seletivo lhes dando informações relevantes. É uma forma que encontramos para nos comunicar frequentemente com os talentos durante o tempo de espera de cada etapa.

Você pode criar a sua estratégia de engajamento para estes podcasts, mas uma boa opção é abordar a cultura da empresa, o dia-a-dia, depoimentos de colaboradores, tudo para que o candidato vá se inteirando sobre a companhia.

Dando vida às experiências

Uma outra forma de engajar talentos, são os webinars. Mesclar podcast com webinar é uma estratégia muito interessante. Enquanto o podcast te acompanha em todos os lugares e faz com que o sentimento de “pertencimento a empresa” seja despertado, o webinar é um modo de formalizar tudo isso, mostrando o rosto de cada uma daquelas vozes, como por exemplo, os depoimentos de colaboradores.

Da mesma forma que você criará a sua estratégia de engajamento e conteúdo para os podcasts, você também pode – e deve – definir pautas que serão abordadas nos webinars.

E quando falamos sobre a notícia de aprovação e reprovação, você já pensou em fazer algo diferente, que emocione, surpreenda e encante os candidatos?

A etapa final é aquela que marca a trajetória profissional desses talentos, e por que não inovar neste momento? Existem diversos cases no mercado onde essas notícias são dadas por meio de vídeos com seus familiares, chamadas ao vivo, e até de forma presencial por realidade virtual.

Assim, concluímos que utilizando variadas mídias e variados formatos, você consegue construir uma boa e diferente experiência para os candidatos, saindo do básico e acrescentando informações e experiências relevantes na vida de todos os talentos que passaram pela sua companhia.

Skip to content