Dicas práticas para construir um bom Job Description - Matchbox

Dicas práticas para construir um bom Job Description

26 de março de 2020

Avatar

Luiza-inbound

Inbound @ Matchbox

Um Job Description vai muito além de simplesmente dar informações sobre uma vaga que está aberta. Nele também tem que conter a essência da área e cultura da empresa. O mesmo não deve ser tratado como algo meramente informativo, mas sim como a propaganda da sua marca empregadora e das responsabilidades que o candidato irá exercer. 

Afinal o que muitas pessoas ainda não entendem é que a busca por uma ocupação não é uma relação unilateral, pois da mesma forma que a instituição tem que aprovar o talento para preencher a vaga, aquele candidato também precisa se interessar pela empresa, ler e gostar das atribuições que terá, e apenas assim, realizará a candidatura. 

Pensando na importância de uma descrição de vaga bem executada, nesse texto vamos dar algumas dicas de como construir um bom Job Description! 

Dica 01: Seja claro, transparente e interessante! 

Nesse momento tenha um mindset de vendedor, se coloque no lugar do candidato! O que você gostaria de ler? Coloque personalidade na descrição, gatilhos que façam a pessoa se encantar pela vaga, fazendo com que ela tenha a sua empresa como primeira opção, já que na maioria das vezes esse talento também está inscrito em outros processos seletivos. Mas não se esqueça de ser transparente, realista na sua proposta, dando o máximo de informações possíveis, para que não haja dúvidas nem impressões erradas! 

Dica 02: Coloque informações sobre a sua empresa

É muito importante mostrar para o talento, onde ele vai trabalhar, qual a história daquela empresa, qual o produto ou serviço que oferecem para o mercado, mesmo que brevemente! Mostre também quais são os valores, no que acreditam e qual a cultura! Dessa forma, as chances de você atrair candidatos com o fit da sua empresa aumentam. 

Dica 03: Descreva as responsabilidades do cargo detalhadamente

Dê detalhes e explicações do que esse candidato vai ter que fazer diariamente se optar por trabalhar na sua empresa. É uma boa maneira de já alinhar algumas expectativas, afinal ele terá uma breve noção de como seria o seu dia-a-dia. É importante ser claro nesta parte, pois quando uma descrição de função não está bem explicada, o talento tende a nem terminar de ler e não é esse o seu objetivo, né? 

Dica 04: Coloque quais são as qualificações necessárias para vaga 

Poupe o seu tempo e o do candidato! Descreva todas as aptidões que são necessárias para a vaga, assim você consegue evitar candidaturas que não atendem as exigências do cargo. Com isso bem feito, pode ter certeza que chegarão profissionais mais preparados e adequados para seguir o processo. Mas, lembre-se, só coloque os requisitos que são realmente necessários. Não adianta pedir mil e uma exigências que não serão usadas naquele cargo. Isso também pode influenciar bastante a decisão do talento.

Dica 05: Mostre os benefícios que a sua empresa oferece! 

Quem não gosta de benefícios não é mesmo? Então já dê aquele spoiler do que vocês oferecem para os colaboradores! Isso vai te destacar e diferenciar das outras empresas que buscam por esses profissionais. Não se esqueça, se um candidato estiver em dúvida entre duas vagas semelhantes, esse pode ser um bom critério de desempate! Se atenha ao público que você quer atrair, para então mencionar o que provavelmente brilharia mais os olhos daquelas pessoas! 

Dica 06: Inove! 

Coloque algo diferente, para incrementar seu Job Description e diferenciá-lo! Por exemplo algum artigo bacana que seja relevante para a vaga e para o talento ler sobre o seu mercado. Outro exemplo, é como fazemos aqui na Matchbox, além de toda a descrição detalhada da vaga, anexamos o nosso manual de cultura, que dá muitos detalhes de quem somos e o que valorizamos!

Post imagem