CRM de Talentos X ATS: Por que você precisa dos dois? - Matchbox

CRM de Talentos X ATS: Por que você precisa dos dois?

30 de janeiro de 2020

CRM de Talentos X ATS
Gabriela Salina

Gabriela

Analista de marketing da Matchbox
Talent Experience Day

Para começar, vamos entender resumidamente o que significa cada um: CRM de talentos é o sistema que gerencia o relacionamento com os seus talentos, ou seja, que administra seus candidatos passivos, aqueles que ainda não estão procurando ativamente por uma vaga. Além de incluir talentos que você se relacionou em uma feira, por exemplo, e até candidatos sem sucesso, mas que você deseja manter contato para futuras oportunidades. 

Já o ATS é o sistema que gerencia todo o processo seletivo dos seus candidatos ativos, aqueles que já se candidataram para as suas vagas em aberto. Ele controla todos os processos como: entrevistas, inscrições, testes, etc.

Qual a principal diferença entre eles?

O CRM de talentos tem como foco principal o relacionamento. É onde você pode gerenciar seus candidatos passados, presentes e futuros, tudo em um único lugar. 

Você administra esse relacionamento da forma que achar necessário, sendo possível agendar lembretes para ligações e e-mails que você precisa enviar para nutrir esses leads e não perder possíveis candidatos. 

Você também pode controlar as atividades dos recrutadores, criar segmentações e grupos de talentos para diferentes necessidades. É um sistema que te ajuda a ser mais ágil e organizado em todos os momentos do recrutamento.

Quando falamos de ATS, sabemos que ele gerencia os candidatos que já se inscreveram na vaga que está aberta. É um sistema que não possui uma forma de segmentar os talentos com quem você já se relacionou em algum momento.

Com o ATS, você precisa selecionar e analisar currículos, porque o sistema é composto pelos dados que os candidatos preencheram, e não pelo relacionamento que você manteve com eles.

E agora, ter um CRM de Talentos ou um ATS?

Essa escolha irá variar bastante dependendo da necessidade dos seus recrutadores. Muitas empresas optam ter os dois, algumas escolhem um ou outro.

Na nossa visão, ter os dois sistemas é unir todos os benefícios possíveis para ter um recrutamento de sucesso. O CRM de Talentos é para você que procura ativamente candidatos e que ainda recorre às planilhas do Excel para fazer esse gerenciamento.

O CRM também irá te ajudar bastante nas contratações mais difíceis, naquelas vagas mais específicas em que necessita de um certo relacionamento com um talento, como uma vaga mais sênior ou de tecnologia, por exemplo. 

Já o ATS pode ser bem importante em processos seletivos grandes, em que há uma grande quantidade de inscritos e é preciso gerenciá-los em diversas etapas mais automatizadas.

Também podemos pensar em usar o CRM de Talentos após um grande processo gerenciado por um sistema de ATS. Todos os candidatos que não puderam ser aprovados para aquela vaga, poderão ser direcionados para o seu CRM, fazendo com que eles sejam nutridos e engajados para uma próxima oportunidade. Assim você já irá possuir um pipeline de talentos interessados.

Que tal mapear as suas necessidades e entender os benefícios de cada sistema para decidir qual implementar?

Post imagem