Contratar desenvolvedores: Como o inbound recruiting pode turbinar seu processo - Matchbox

Contratar desenvolvedores: Como o inbound recruiting pode turbinar seu processo

15 de maio de 2020

contratar desenvolvedores
Gabriela Salina

Gabriela

Analista de marketing da Matchbox

Se você está aqui, provavelmente enfrenta o desafio de contratar desenvolvedores para a sua empresa, certo? Hoje, muitas companhias sofrem com esse problema, os desenvolvedores estão em constante busca de novos desafios, salários altos, e senioridade.

Segundo uma pesquisa realizada pela Matchbox, descobrimos que 73% dos DEVs participantes são abordados com alta frequência em seu próprio linkedIn, e 51% deles por indicações de conhecidos. Atualmente, é muito difícil ver um desenvolvedor procurando emprego, as vagas chegam até eles com muita facilidade, o que gera em todo o mercado, uma grande concorrência.

ebook gratuito: o que os desenvolvedores querem?
Baixe aqui a pesquisa realizada pela Matchbox: O que os desenvolvedores querem?

A boa notícia que viemos trazer para você, é que se dedicando as estratégias de Inbound Recruiting, você pode ganhar da concorrência e contratar os melhores desenvolvedores para trabalhar na sua empresa.

Facilitando o processo de contratar desenvolvedores com o Inbound Recruiting

Resumindo, o Inbound Recruiting é um método baseado no Inbound Marketing. Para atrair clientes, é necessário que aconteça um relacionamento entre o cliente e o produto. No RH é a mesma coisa, para atrair candidatos, é necessário manter um relacionamento talento/empresa com a ajuda de materiais estratégicos para que o candidato escolha trabalhar na sua organização.

Quer saber mais? Acesse nosso artigo “O que é Inbound Recruiting?”.

E como o Inbound Recruiting pode me ajudar a contratar desenvolvedores?

Utilizando das estratégias desse método, você poderá definir uma persona específica que quer contratar. Como por exemplo: Desenvolvedor Mobile com mais de 4 anos de experiência. Após ter a persona definida, é importante entender quais os materiais que ela consome, quais temas ela busca e em quais redes sociais ela está presente.

Voltando a nossa persona de exemplo, a pesquisa realizada pela Matchbox nos mostra que esse público busca desenvolvimento profissional e materiais com novas linguagens. Eles aderem melhor a cursos em vídeos, e meetups. Estão presentes principalmente no LinkedIn, YouTube e Medium.

Com todas essas informações você conseguirá construir estratégias por meio de conteúdos que te ajudem a atrair o seu candidato ideal. No momento de abordar esse desenvolvedor, os benefícios são vastos: ele já vai conhecer a sua empresa por conta desse relacionamento constante e você terá agregado para o seu desenvolvimento profissional. Tudo isso conta bastante no momento de escolha!

Pensando a longo prazo, você poderá construir um pool de talentos por meio desse relacionamento. Ou seja, terá em mãos diversos perfis de desenvolvedores para quando uma vaga urgente surgir.

Post imagem