Como uma estratégia de Embaixadores de Marca pode ajudar seu Employer Branding - Matchbox

Como uma estratégia de Embaixadores de Marca pode ajudar seu Employer Branding

10 de setembro de 2019

Avatar

Julia-sanchez

Freela de conteúdo da Matchbox
certificação em recruitment marketing

Nos dias de hoje, ter uma marca bem reconhecida no mercado vai muito além de oferecer produtos e serviços de qualidade. Na verdade, o conceito de qualidade na visão do consumidor do século XXI não é a mesma de antes, pois agora alguns pontos como sustentabilidade, comprometimento social e valorização do funcionário também entram para os pré-requisitos da compra. 

Por isso, para traçar um plano de Employer Branding que seja efetivo para a sua empresa, é preciso antes entender o que o seu público espera de você de acordo com o seu segmento, lembrando que o jovem universitário é atualmente o melhor e mais bem instruído parâmetro que você pode levar em consideração, afinal, ele é o potencial colaborador que poderá ajudar a consolidar a sua marca no futuro. 

A estratégia de embaixadores de marca trabalha justamente nesse público universitário, que está sedento por um mercado de trabalho que o acolha e que possui o conhecimento necessário para entender a importância de sua marca para o mundo. Nós levamos o know - how e valores de sua empresa até eles e o trazemos para perto, diminuindo a lacuna que há entre a sala de aula e a de reunião. 

Case Bosch: Programa de Embaixadores

Veja como a Bosch mudou a visão dos universitários em relação a sua marca empregadora, atraindo talentos de diversas áreas.

Por que atingir os universitários? 

Ao traçar a estratégia de Employer Branding, sua empresa já entendeu o quão importante é ter uma boa visão, não apenas para os seus consumidores, como também para os seus futuros colaboradores, afinal, serão eles que contribuirão para o crescimento da corporação. No entanto, um erro muitas vezes cometido é com relação ao tipo de público que ela deseja atingir. 

O universitário é o colaborador que vai entrar para somar em sua equipe no futuro, e deixar o seu nome cravado na mente dele já em seus anos de faculdade é importantíssimo. Melhor do que isso é levar representantes de suas áreas até eles de maneira singela, agregando valor ao seu negócio e chamando atenção daqueles que se identificam com a sua missão, visão e valores, através da disseminação de conhecimentos que o ajudarão em sua formação acadêmica. 

Dessa forma, você consegue quebrar a barreira que há entre as instituições de ensino e a realidade do mercado de trabalho, aproximando os estudantes para que eles comecem desde cedo a pensar e agir como se já fossem profissionais, encontrando assim menos dificuldades quando estiverem frente ao desafio. 

Embaixadores ajudando em seu Employer Branding: 

O Programa de Embaixadores foca em procurar em sua estrutura de colaboradores talentos que a representam em todos os seus segmentos, desde o estagiário até o trainee, ou mesmo de outros colaboradores que tenham uma boa trajetória dentro da empresa e que sejam referência para demonstrar credibilidade ao universitário.

Selecionados os funcionários com perfil adequado das áreas que possuem déficit de novos talentos, efetuamos um treinamento onde visamos dar todo o suporte necessário para que a empresa seja bem representada, através de conteúdo bem elaborado, linguagem adequada e dinâmica para que nenhuma parte do processo seja cansativa e cause desinteresse no espectador. 

Essa estratégia é utilizada pois, um funcionário que não seja o CEO, cria uma mensagem de Employer Branding que é transmitida com empatia e três vezes mais credibilidade para o seu público. Isso porque ele consegue criar um espelho para o jovem e, através de histórias reais de como funciona determinado departamento ou sobre desafios concretos que a equipe enfrenta, ele demonstra o impacto positivo que a empresa tem sob sua carreira.

Além de falar sobre a empresa e contar sobre o dia a dia de trabalho, essa pessoa irá palestrar sobre algum serviço específico mostrando o seu poder de know-how, agregando valor ao discurso e aumentando as chances de ser lembrado pelo conhecimento que proporcionou ao público. 

Ao final de cada palestra, recolhemos a avaliação dos presentes e interessados no evento sobre a sua experiência com a atividade, entendendo qual foi a sua percepção da marca empregadora e o que acharam do conteúdo que foi abordado. 

O resultado disso é a consolidação da sua marca em centenas e até milhares de estudantes curiosos pelo mundo corporativo e prontos para fazer parte de sua equipe, adquirindo, além de novos talentos que façam sentido para o que você busca como empresa, uma nova percepção na posição deles como consumidores. 

Post imagem