Como trabalhar a diversidade dentro da sua empresa? - Matchbox

Como trabalhar a diversidade dentro da sua empresa?

12 de março de 2020

diversidade
Avatar

Julia-sanchez

Conteúdo @ Matchbox

A diversidade dentro das organizações deixou de ser um diferencial há anos. Além disso, deixou de englobar apenas a obrigatoriedade de contratar pessoas com deficiência, tratando-se na verdade de uma variedade que incorpora fatores como a idade, nacionalidade, posição social e orientação sexual também. 

Hoje, ter uma equipe formada por pessoas diversas e de diferentes realidades é, além de uma responsabilidade para com a sociedade, uma vantagem para o clima organizacional da empresa. Pesquisas apontam que quanto mais diverso for o ambiente de trabalho, melhores são os resultados e maiores são as chances de surgirem ideias inovadoras. 

No entanto, o grande desafio das pequenas, médias e grandes empresas tem sido trabalhar da forma correta com a diversidade, o que exige um estudo que vai desde o momento da contratação até o aproveitamento do funcionário na equipe. Por isso é importante entender sobre a diversidade corporativa para ter um clima organizacional amparado e bem estruturado. 

Trabalhando a diversidade 

Trabalhar a diversidade dentro da empresa não se trata apenas de contratar pessoas diferentes e respeitar as suas diferenças. Trata-se, na verdade, de entender a diferença do próximo e criar um ambiente que saiba lidar com aquilo também, valorizando a sua forma de pensar e o pensamento do outro e saber tirar as melhores ideias e soluções disso. 

Nesse ponto, a visão de pessoas diferentes torna um brainstorm, por exemplo, muito mais interessante, e oportuniza a obtenção de novas ideias que não seriam pensadas por pessoas iguais. 

Possibilite a diversidade 

Ao criar o perfil desejado para a vaga em aberto, deixe claro ao seu RH sobre a possibilidade de pessoas diferentes. Muitas vezes nos deparamos com um funcionário ideal ao qual tomamos como exemplo, mesmo em suas características físicas e intelectuais. No entanto, pode-se facilmente encontrar um profissional com o mesmo perfil corporativo sob características completamente diferentes, e isso precisa ser levado em consideração. 

Além disso, é importante também permitir que os funcionários contratados tragam para a equipe as ideias e inovações que eles têm de acordo com suas experiências e estudos, o que de fato possibilita a criação de projetos inovadores em sua empresa. 

Algumas questões interessantes que podem ser levantadas a fim de entender o clima organizacional de sua empresa são: 

- Quais os critérios utilizados pelo RH para recrutar novos talentos? - Como a sua equipe se sente em relação às diferenças? - Há o sentimento de exclusão por parte de algum funcionário ou equipe? 

Com essas perguntas, você consegue entender a diversidade dentro de seu time, e então começar a guiar os passos para um caminho cada vez mais agradável a todos. 

Contratação por recrutamento e seleção por competências 

Uma das alternativas para diversificar o seu quadro de funcionários é investir no recrutamento e seleção por competências. Com esse método, é possível avaliar o candidato por suas qualificações e valores pessoais, excluindo os seus quesitos externos. 

Alguns quesitos a serem avaliados nesse ponto são as habilidades do candidato, que diz respeito ao quanto ele sabe tirar da teoria para aplicar na prática, e a sua atitude, que se remete às iniciativas que aquela pessoa tem dentro da empresa a fim de ser proativo e até mesmo trazer inovações. 

A comunicação interna faz a diferença 

Investir na comunicação interna de sua empresa também pode ser um caminho para o trabalho com a diversidade. Isso porque uma equipe bem estruturada, com uma comunicação consolidada e efetiva, possui maiores chances de um bom entrosamento, independentemente dos perfis de funcionários que a compõem. 

Seja por meio de reuniões, e-mails regulares ou mesmo eventos que reúnam todas as áreas, procure sempre deixar tudo muito transparente, pois realmente faz a diferença quando o assunto é trabalho em equipe. 

Por isso, invista na comunicação interna a fim de gerar o acolhimento de seus colaboradores, e assim proporcionar um ambiente de trabalho diverso e agradável a todos. 

Quer saber mais sobre como otimizar o processo de contratação de sua empresa a fim de alcançar talentos mais diversos? Leia mais sobre o tema recrutamento e seleção por competências!

Post imagem