Como recrutar talentos de forma mais eficiente - Matchbox

Como recrutar talentos de forma mais eficiente

12 de fevereiro de 2020

Avatar

Juliana-maffia

Coordenadora de marketing da Matchbox

Se você é recrutador, sabe como a quantidade de atividades pode dificultar sua organização, a criação de uma rotina de trabalho e, consequentemente, a eficiência da contratação de novos colaboradores. Existem alguns pontos para levar em consideração quando pensamos em recrutar talentos:

  1. Defina seus objetivos e métricas a serem alcançadas
  2. Tenha um cronograma das etapas
  3. Use planilhas ou softwares para ajudar sua organização e priorização
  4. Visualize todas suas tarefas

Entenda o passo a passo para começar a se organizar e recrutar talentos:

Defina seus objetivos e métricas a serem alcançadas

Antes de começar qualquer tarefa, até mesmo o recrutamento de uma vaga, é importante você ter bem claro qual seu objetivo. Por exemplo, qual a vaga a ser preenchida, qual o cargo, qual o perfil desejado. Para, por fim, entender qual a principal métrica que será avaliada.

Sem isso é muito difícil mensurar a assertividade das suas tarefas. No caso do recrutamento, muitas empresas usam a métrica Time to Fill, ou Time to Hire. 

Vale ressaltar que quanto mais você se organiza, maiores são as chances de você entregar suas vagas dentro do TTF ou TTH.

Tenha um cronograma das etapas

Antes de mais nada, é importante você desenhar seu processo e colocar prazos para a conclusão de cada etapa. Mesmo quando se trata de uma única vaga, a existência de prazos ajudam você a correr atrás daquele candidato perfeito. 

A Matchbox tem um cronograma de processo seletivo completo, pensado em processos mais complexos. Mas você pode usar ele para processos de vagas pontuais!

Use planilhas ou softwares para ajudar sua organização e priorização

Na hora de se organizar, nada como um software para te ajudar. O CRM de Talentos, por exemplo, é um software que visa auxiliar muito a gestão de tarefas de um recrutador. Com ele é possível marcar atividades, programar envio de e-mails e manter todo o histórico do seu candidato em um único lugar.

Mas para quem ainda não consegue investir, um excel pode funcionar para uma organização mais simples.

Visualize todas suas tarefas

Um modelo de gestão de tarefas no estilo Kanban, muito usada por times de tecnologia, é ótima para a compreensão da quantidade de atividades que você tem para entregar dia a dia. Além disso, é uma boa forma de garantir que as entregas não atrasem ou não virem uma grande bola de neve.

Nesse modelo, é possível gerenciar o relacionamento com vários candidatos ao mesmo tempo, sem deixar ninguém de lado ou esquecer de retornar um candidato.

Post imagem