Como não perder candidatos nas primeiras etapas de um processo seletivo

23 de julho de 2019

Gabriela

Analista de marketing da Matchbox

Quando falamos em processo seletivo, umas das grandes preocupações do RH é perder candidatos no meio do caminho. São várias etapas, tanto online quanto presencial, e é fundamental que tornemos essa experiência a melhor possível para que os candidatos se mantenham engajados. Dessa forma, a chance de perder talentos com o perfil adequado, é muito menor.

Existe uma etapa que esse problema é muito recorrente, que é o momento da inscrição para uma vaga. Em nossa pesquisa HR Thinking 2019 (você pode acessá-la aqui) nós perguntamos aos candidatos: “Quando falamos sobre formulários de inscrição, você acha que eles serem extensos faz com que você desista de se inscrever para a vaga?”

61% dos talentos disseram que sim. E 55% deram nota 9 ou 10 para inscrições feitas por meio de chatbot.

Esses dados são bem significativos e mostram que trazer inovações em todas as etapas é primordial. É por isso que nos processos seletivos feitos pela Matchbox, nós usamos a tecnologia de chatbots para as inscrições.

Veja abaixo um exemplo de como esse número impacta as suas inscrições:

Inscrição tradicionalInscrição por chatbot
Inscritos8782250
Testes online351900
Dinâmica105270
Painel3590
Entrevista1436
Contratados410

Se você tem interesse no assunto, veja o nosso material que mostra a tecnologia que revolucionou as etapas presenciais e dinâmicas em grupo.

Voltando aos chatbots, eles podem ser personalizados para cada empresa, para que fiquem com a “carinha” da sua marca empregadora. É um assistente virtual, que terá uma conversa com o candidato como se fosse pelo Whatsapp. O intuito é que seja um diálogo rápido, de no máximo 4 minutos, pedindo somente as informações necessárias para essa etapa.

Na prática, diminuímos em 79,4% o tempo de inscrição. Aqui na Matchbox, nós criamos a Vicky, e para que você possa entender como funciona e se colocar no lugar do candidato, nós disponibilizamos um link onde você consegue conversar com a Vicky e viver essa experiência. É importante finalizar o cadastro para ver até mesmo como o candidato receberia a confirmação da inscrição. É só entrar aqui!

Depois conta pra gente se a Vicky foi legal com você! (rs)

Post imagem