Como garantir candidatos dentro do perfil em programas de estágio e trainee - Matchbox

Como garantir candidatos dentro do perfil em programas de estágio e trainee

16 de agosto de 2019

Gabriela Salina

Gabriela

Analista de marketing da Matchbox

Entre todos os desafios do RH, talvez a atração de talentos seja um dos mais complicados. E, dentro de atração, cada empresa possui um desafio diferente, ou vários deles. Podemos citar alguns:

Como bater a meta de inscritos para o meu programa?

Como conseguir inscritos dentro do perfil da minha vaga?

Como fortalecer o meu employer branding e fazer com que o meu programa seja reconhecido e o mais desejado entre os jovens?

Esses desafios podem ser resolvidos de algumas formas. As principais seriam:

Portais especializados

Base de contatos

Redes sociais

Embaixadores de marca

Peças de comunicação

Abaixo, aprofundamos em cada um dos pontos:

Portais especializados

Pensando nos dois primeiros desafios, uma das soluções é divulgar a sua vaga em portais especializados na comunicação com universitários que estão em busca de estágios e trainees. Aqui na Matchbox somos detentores e parceiros de alguns. São eles: MyTrainee, Estágio Trainee e Ligado na Facul. Acesse a nossa landing page e veja os resultados para entender o impacto que esse portais causam.

Nestes canais, é possível mostrar todas as informações necessárias que você quer passar para os candidatos. Além de divulgar o hotsite do seu programa, caso ele exista.

Base de contatos

As empresas geralmente possuem uma base de dados com talentos que já se interessaram anteriormente pela empresa e não foram aprovados naquela oportunidade. Dessa forma, é possível utilizar estratégias de envio de e-mail marketing para divulgar o seu programa.

Redes sociais

As redes sociais também são uma solução para encontrar candidatos dentro do perfil. Postagens em grupos de facebook das principais faculdades podem ser uma ótima alternativa. 

Pela experiência da Matchbox em projetos de atração, esse alcance cresce exponencialmente em qualificados. Estamos presentes em diversos grupos das principais universidades do Brasil, totalizando cerca de 1 milhão de membros. Esse alcance raramente é atingido por uma postagem única em uma mídia social de carreira.

Embaixadores de marca

O relacionamento com universitários é uma ação que tem um impacto muito positivo, porque faz com que os jovens se identifiquem mais com a pessoa que faz parte do seu mesmo ciclo social. Sendo assim, muito mais fácil a conversão dos talentos. 

Por conta disso, nós criamos um projeto chamado Embaixadores Match. Atualmente, são 72 jovens distribuídos dentro das principais 40 universidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Esses universitários que são selecionados por nós, podem voluntariamente fazer postagens em suas redes sociais para divulgar o seu programa de trainee ou estágio, atingindo candidatos qualificados diretamente destas universidades.

Peças de comunicação

Para o terceiro desafio, a comunicação do programa é fundamental. Isso inclui:

Hotsite do programa

Vídeo sobre o programa

Banners para redes sociais

Banners para portais especializados

Construir estratégias de comunicação fortalece a sua marca empregadora, o que sana o desafio de fazer com que o seu programa esteja entre os mais desejados pelos talentos.

Quer bater um papo com a gente para entender melhor os nossos projetos? É só chamar, que um dos nossos especialistas vai entrar em contato com você, acesse aqui!

Post imagem