Close

21 de setembro de 2020

Blog de carreira: fortaleça seu employer branding

blog de carreira

Você já deve saber que possuir uma página de carreira é primordial. E quando digo, página de carreira, estou me referindo não só a uma parte do seu site com as vagas em aberto, mas sim, um blog de carreira com conteúdos exclusivos para os talentos.

Este tipo de ação nos traz benefícios voltados ao employer branding, a atração de talentos, e até a retenção de colaboradores. Hoje, muitas empresas dedicam não só uma parte do seu site institucional a este público, mas sim, um site ou blog exclusivo para carreira. Você pode acessar o blog “Eu na Kraft Heinz” construído pela Matchbox em parceria com a Kraft Heinz, onde abordamos conteúdos voltados ao desenvolvimento profissional, desafios de carreira, soft skills, e um pouco da vivência e dos aprendizados dos colaboradores do time da Kraft. 

Construindo um blog de carreira

Se o seu principal objetivo é construir um blog de carreira para fortalecer o seu employer branding, algumas questões precisam ser abordadas.

  • Quais personas você deseja atingir?
  • Quais conteúdos elas buscam?
  • Quais são os diferenciais da sua empresa e como apresentá-los?
  • Quais redes sociais o seu público está presente?

É preciso focar em quais personas você quer atingir, para conseguir criar conteúdos exclusivos para elas, que agregue valor em sua trajetória, gerando interesse e engajamento. Outro ponto muito importante que ajuda a fortalecer a sua marca empregadora, é entender quais são os diferenciais que a sua empresa possui, para apresentá-los ao seu público, gerando desejo de conhecer mais sobre a companhia, e se candidatar nas vagas.

É importante também, lembrar que você precisa ter uma rede social de carreira, um espaço que você possa interagir de forma mais real com o seu público, um lugar que você pode mostrar o dia a dia da empresa, e claro, é onde você vai divulgar os conteúdos do seu blog. Como citamos acima o blog da Kraft Heinz, você também pode acompanhar a sua rede social de carreira: @eunakraftheinzbr.

Fortalecendo seu employer branding

Em 2018, realizamos uma pesquisa sobre o mercado de Talent Acquisition, e descobrimos que 66% das empresas já possuem páginas de carreira. Isso nos mostra que este trabalho já deixou de ser um diferencial, mas sim, fundamental para a sua estratégia de employer branding.

Você já parou para pensar no valor que agrega ao talento ao possuir um blog com conteúdos que o ajudem em sua trajetória profissional? Ao possuir uma rede social de carreira, onde ele pode ter fácil acesso a cultura da sua empresa, aos colaboradores, a rotina?

Tudo isso soma muitos pontos na decisão final de um candidato para escolher trabalhar na sua companhia. 

Além do desejo de fazer parte do time, essas ações de employer branding também traz benefícios de tornar a sua marca empregadora cada vez mais conhecida no mercado, o que facilita sua atração e retenção de talentos, pontos importantíssimos hoje em dia para profissionais de RH.

Aqui na Matchbox, a nossa equipe de Recruitment Marketing Online já construiu alguns blogs de carreira que estão trazendo ótimos resultados. Além do blog da Kraft Heinz, você pode acessar o blog de carreira da Orbia, da PRAVALER, e da Stefanini.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *