Close

7 tendências de RH para 2021

tendências de RH

2021 chegou e com ele 7 tendências de RH que você não pode deixar de ficar de olho!

 

O ano de 2020 foi atípico, muitos avanços que só aconteceriam no futuro, de forma mais lenta, já se tornaram presentes modificando a forma em que muitas empresas estavam acostumadas a trabalhar.

 

Na área de RH não foi diferente, o desejo por avanços tecnológicos e métodos estratégicos se fez ainda mais presente e necessário em 2020. O que nos faz enxergar diversas tendências que irão continuar a todo vapor.

 

  • Candidate Experience

 

Você sabia que, de acordo com a pesquisa HR Thinking realizada pela Matchbox, 95% dos talentos acreditam que a forma como eles são tratados como candidatos é a forma como eles serão tratados como colaboradores?

 

Ou seja, o olhar para o candidato precisa estar cada vez mais em foco. A experiência do candidato em 2021 não será mais um diferencial, mas sim, uma premissa básica para qualquer empresa que queira manter uma boa imagem da sua marca empregadora no mercado.

 

Um candidato, aprovado ou não, quando leva para casa uma boa experiência de uma empresa, ele se torna automaticamente um promotor da sua marca empregadora, e consequentemente um futuro consumidor dos seus produtos ou serviços.

 

  • Responsabilidade social

 

A responsabilidade social é algo que cresceu ainda mais durante o ano de 2020, principalmente quando o assunto é diversidade e inclusão. A população está cada vez mais adepta às marcas que apoiam causas sociais, e cada vez surgem mais movimentos contra marcas que não se posicionam.

 

Porém, estar aberto a isso, não é só uma questão de estratégia para o seu negócio, mas sim, algo que precisa estar alinhado à cultura organizacional da empresa, e de acordo com o perfil de seus colaboradores.

 

  • Processos seletivos 100% online

 

A pandemia veio para mostrar que é necessário repensar a forma como algumas coisas são realizadas. Entre elas, o recrutamento e seleção teve que passar por uma grande mudança de mindset para realizar os seus processos seletivos de forma 100% online.

 

A experiência de um processo online é sim diferente da presencial, mas também traz resultados e vivências tão boas quanto se forem realizadas da maneira correta.

 

Os processos seletivos de forma 100% online trouxeram diversos benefícios para as organizações e também para os candidatos, fazendo com que este tipo de processo seja levado adiante em 2021.

 

  • Softwares para RH

 

A transformação digital e, consequentemente, uso de novas tecnologias na área de Recursos Humanos já vem sendo uma tendência há alguns anos. E não é pra menos, o RH está se tornando cada vez mais estratégico, com a necessidade de automatização de processos e softwares que os ajudem a otimizar o seu trabalho, dando mais tempo para que o profissional se dedique às pessoas.

 

Neste ano, a Matchbox lançou o Spark, a 1ª ferramenta para profissionais de Employer Branding do Brasil. O Spark possui funcionalidades que vão ajudar o profissional de Aquisição de Talentos a criar um relacionamento personalizado e automatizado com os candidatos, ganhar velocidade e inteligência no recrutamento, mensurar o impacto do seu trabalho e otimizar seus resultados.

 

  • People Analytics

 

O People Analytics também é uma metodologia que vem sendo uma das tendências de RH a alguns anos. Mas, ainda assim, a área de Recursos Humanos não conseguiu se aprofundar e se beneficiar dessa metodologia. 

 

Segundo a Harvard Business Review, o investimento em Big Data é alto, mas apenas 5% dele vai para a área de RH.

 

Ainda assim, o People Analytics se mostra cada vez mais essencial. Em 2021 será preciso dar atenção para a personalização da gestão de pessoas, olhar para os dados e fazer com que eles auxiliem os processos de tomada de decisão se alinhando às reais necessidades da empresa e de seus colaboradores.

 

  • Treinamentos online

 

Outra coisa que 2020 trouxe com ele e ficará por um bom tempo se tornando uma das tendências de RH, são os treinamentos online. É possível realizá-los por meio de plataformas digitais, tanto para aprimoramento e capacitação de funcionários, quanto para indicadores de desempenho.

 

Essas tecnologias vieram para garantir a efetividade dos treinamentos e dos indicadores mesmo à distância.

 

Saindo um pouco da linha de treinamentos, mas pensando na sua comunicação interna, você reparou no quão as redes sociais foram úteis neste momento de pandemia para engajar e motivar os seus colaboradores? Criar estratégias simples em sua rede social de carreira pode trazer grandes benefícios.

 

  • Benefícios flexíveis

 

Junto ao novo modelo de trabalho remoto, os benefícios que brilham os olhos dos colaboradores mudaram. Hoje, não é mais um simples pacote de benefício com vale transporte e vale refeição que irá conquistar um profissional.

 

As prioridades mudaram, principalmente para aqueles que irão continuar seguindo o modelo home office ou um modelo mais flexível de trabalho. Benefícios flexíveis e um novo modelo de trabalho se tornou uma das principais tendências de RH para 2021.

 

Atualmente existem diversas opções de benefícios flexíveis para as empresas, é importante entender o que o seu perfil de colaborador procura e implementar um que esteja alinhado às necessidades da empresa e dos funcionários.

 



Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

Últimos posts

recruitment marketing

Cost per Hire: Aprenda a otimizar seu recrutamento

Dentre todas as ações que precisam estar afiadas nestes processos de contratação, existe um tópico que precisa de muita atenção: o cálculo de Custo por