This is Dieter, a template for agencies and freelancers who are not afraid to stand out.
Top

Blog

Marcel Vecelic - Product Owner

Fique por dentro da rotina de um Product Owner

Graduado em Design Digital, Marcel Vecelic Riccomi atua como Product Owner aqui na Matchbox Brasil. Com 12 anos de trajetória, passou por algumas agências de publicidade, produtoras artísticas e um ecommerce. Se você tem vontade de trabalhar com tecnologia ou já faz parte desse mundo e quer se tornar um líder, fique com a gente, essa conversa é uma ótima oportunidade de conhecer um pouco da rotina, opiniões e dicas de quem tem experiência na área!

 

De acordo com o próprio Marcel, sua principal missão como P.O. é “acompanhar toda a confecção de um produto, da idealização a conclusão”. Claro que acompanhar, quando falamos de projetos de tecnologia, em uma startup, significa uma nada tímida lista de afazeres. Afinal de contas, nem só de happy hour vive uma startup.

 

Então, se a sua intenção é ingressar nessa área ou migrar para uma startup, olha só a quantidades de itens no “to-do” do moço:

  •         Descobrir qual é o problema que estamos tentando resolver;
  •         Levantar hipóteses de solução para o problema, junto com o time;
  •         Alimentar, organizar e priorizar tarefas de backlog;
  •         Realizar pesquisas com os usuários/clientes;
  •         Fazer experimentos testes de possíveis produtos;
  •         Metrificar resultados;
  •         Elaborar estudos de mercado;
  •         Definir estratégia do produto;
  •         Controlar o investimento/orçamento;
  •         Fazer a gestão geral com stakeholders;
  •         Dar apoio nos refinamentos técnicos do time;
  •         Esclarecer para o time o valor que cada item agrega no backlog;
  •         Mapear e compreender a experiência do cliente;
  •         Motivar o time com um propósito;
  •         Estar sempre disponível para o time durante a sprint;
  •         Ajudar o time a definir um objetivo para a sprint;
  •         Fazer os feedbacks para os membros da equipe;

 

Os dilemas enfrentados pelo Product Owner que, antes de qualquer coisa, é um líder, são velhos conhecidos de qualquer estrutura empresarial, das as mais tradicionais às mais modernas. Marcel sua ao tentar encaixar as necessidades dos clientes aos seus prazos, que muitas vezes são bem pequenos.

 

  Outra luta quase que diária é a necessidade de fazer projetos se encaixarem nos orçamentos estabelecidos. Por fim, a tarefa de gerir uma equipe formada por pessoas que têm diferentes formações, origens, ideologias e ritmos é provavelmente o seu maior desafio. Apesar de ser o maior desafio, a gestão do seu time é também a sua maior alegria. Conseguir fazer com essas pessoas tão diferentes estejam motivadas, batalhando por um mesmo objetivo faz dessa rotina uma divertida e, muitas vezes, surpreendente aventura.

 

  Outro ponto alto no seu dia a dia é ver totalmente solucionado um problema apresentado pelo cliente. Essa é uma ótima dica pra quem chegou até aqui: quem quer trabalhar com Tech, tem que ser apaixonado por soluções, procurar sempre novas saídas, inovações tecnológicas e metodologias que podem, de alguma maneira, ajudar a descascar os pepinos que aparecem quase que diariamente. É justamente essa busca por novas saídas e a idealização de novos produtos que compõem a terceira maior paixão do Product Owner.

 

  Quando questionado sobre os motivos que o fizeram vestir a camisa da MatchBox Brasil, ele aponta o proposito da empresa, como principal motivador: “é que as nossas soluções num futuro próximo vão deixar os processos seletivos cada vez mais justos”. Além disso, o ambiente informal e divertido, onde os colaboradores são incentivados a trabalhar em equipe, e as possibilidades de crescimento profissional oferecidas pela empresa, também contam positivamente.

 

 

Ao pedirmos para Marcel listar quais são as principais características que devem ser cultivadas em alguém que tem vontade de fazer parte do seu time, ele não piscou e nos respondeu:

  • Questionador
  • Antenado
  • Empático 
  • Apaixonado
  • Transparente e verdadeiro
  • Parceiro
  • Comprometido

Quer conhecer quais ferramentas ajudam Marcel gerir sua equipe e seus projetos? Então, dê uma olhadinha nessa lista que ele dividiu com a gente:

 

Jira software

“Onde controlamos todas as tarefas do time, em todos os aspectos, como tempo, etapas, responsáveis etc.

Além de termos o controle total do projeto, ele nos gera relatórios automatizados, o que traz muita agilidade para tomada de decisões.”

 

 

“É uma ferramenta facilitadora do workflow de equipes ágeis de desenvolvimento.

Sua principal função é manter o projeto organizado, uniforme e seguro, por meio meio de versões de arquivo.

As aprovações/revisões são feitas por ele, e a visualização das telas pode ser compartilhada com qualquer um.

Ele ainda traz uma ferramenta para ajudar os desenvolvedores e já fornece parte do código, agilizando o processo.”

 

mindmeister

“Com ele temos uma visão geral de todas as funcionalidades chave do nosso produto.

É importante para dimensionar e organizar numa etapa inicial. Além disso, durante o andamento do projeto temos noção do que já foi construído e o que ainda falta.”

 

miro

“Ele funciona como um quadro branco infinito que você pode ir alimentando com diversos tipos de conteúdo e compartilhar com quem quiser de forma rápida e “organizada”.

Para mim funciona mais para pesquisa e organização de referências.”

 

slack

“Utilizamos o Slack para comunicação interna e troca de conteúdos.

Para os iniciantes na área de Tech, Marcel manda uma dica simples e tradicional: Estude sempre! Busque novas metodologias, novos produtos, empresas que se destacam. Agora para aqueles que estão de olho em uma posição como líder, ele lança: “Empatia sempre! Com o cliente e seus colaboradores”.

 

E aí, quer conhecer mais do dia a dia de outros profissionais de Tech, além de receber dicas de ferramentas e conteúdos? Então, fique ligado nos nossos próximos conteúdos.

Post a comment