This is Dieter, a template for agencies and freelancers who are not afraid to stand out.
Top

Blog

como-avançar-sua-carreira

Como avançar em sua carreira em 2019

Crescer profissionalmente é um dos seus objetivos para 2019? Um salto na carreira foi um dos seus pedidos pro Papai Noel, no Natal passado? Se a resposta for sim, esse post foi feito pra você! O sucesso profissional representa muito mais do que conforto financeiro, ele está diretamente ligado a satisfação pessoal e qualidade de vida. Por isso, separamos algumas dicas valiosas, que te ajudarão a chegar exatamente onde você quer.

 

Como avançar em sua carreira

Faça uma lista de todas as suas conquistas profissionais

Cursos profissionalizantes, cursos técnicos, graduações, pós-graduações, línguas estrangeiras, cursos de extensão, capacidades técnicas, habilidades de relacionamento, projetos concretizados, promoções, estágios… Tudo o que foi realizado academicamente ou profissionalmente é uma grande conquista e merece ser constantemente lembrado.

É muito comum que profissionais olhem para seus sonhos e se considerem pequenos diante deles. Essa lista vai te ajudar a ver todo o esforço que já foi empregado na sua vida profissional, o que vai lembrá-lo de que muito ainda pode ser realizado.

 

objetivo alcançado

Quais são seus objetivos?

Chegou a hora de sonhar, mores. Que hora mais feliz! Pare um pouco e pense em quais são seus principais objetivos profissionais. Ser gerente da equipe em que trabalha? Mudar completamente de área? Conseguir uma segunda renda, pra dar aquela ajuda no fim do mês? Listar todos os objetivos te ajuda a, antes de tomar qualquer decisão importante, olhar para o sonho profissional e ponderar: Esse passo vai me ajudar a chegar onde você sonha?

Está assustado com a quantidade de afazeres?

Enumerar todas as competências que precisamos aperfeiçoar, os cursos que precisamos fazer, os hábitos que precisamos cultivar, muitas vezes assusta. Vem aquele pensamento: Por onde eu começo?

Mais uma vez, as listas podem ser a salvação da lavoura todinha, só que dessa vez, além de organizar o que precisa ser executado, cada item deve receber um peso, referente a sua dificuldade de execução. Aí, tudo pronto, comece pelo mais fácil de vá eliminando cada um deles conforme o tempo passar. Acredite, o prazer de fazer algo necessário para o seu crescimento é GIGANTE!

Dica de amigo: A cada uma dessas pequenas vitórias, trate de se parabenizar e acrescentar este item à lista de conquistas. Seu principal incentivador deve ser você mesmo!

As capacidades técnicas

Depois de ter feito aquela lista de objetivos, pensou em quais são os requisitos técnicos para ocupar a posição que você quer? Isso é muito importante. Pode ser que te falte um curso de edição de imagens, habilidades com planilhas de excel ou fluência em algum idioma estrangeiro, por exemplo. Depois de organizados, fica muito mais fácil correr atrás do que é necessário.

Não se deixe levar pelo desânimo ou falta de dinheiro. Como citado acima, você pode começar pelas formações que estão disponíveis em tutoriais e cursos grátis. Se o impedimento for alguma língua estrangeira, existem aplicativos disponíveis que podem te ajudar muito. Uma hora diária de exercícios te farão evoluir muito, pode acreditar! Segundo Josh Kaufman, renomado autor de livros sobre carreiras, são necessárias 20 horas para que algo seja assimilado (veja mais no vídeo abaixo https://is.gd/Edvv0j).

 

Errou durante o processo?

Errou? Nada de se martirizar, todo mundo erra! O importante é analisar o que aconteceu e o que você pode mudar para que a bola fora não se repita. É só pensar que a cada tombo, seu trabalho será novamente avaliado e, com certeza, evoluirá. Não tem jeito, cair e levantar faz parte de qualquer jornada de sucesso.

 

errou durante o processo

Seu chefe é seu aliado

Repita esse mantra diariamente: meu chefe é meu aliado! Meu chefe é meu aliado! Meu chefe é meu aliado… Por mais que ainda exista em alguns ambientes de trabalho aquele mito de que o chefe é uma pessoa ruim e só quer te explorar, isso é uma besteira. Seu chefe deve ser seu parceiro e o seu sucesso é o sucesso da equipe, o que também é benéfico para ele.

Você pode e deve expor suas pretensões de crescimento. Pode ter certeza de que seu gestor terá dicas valiosas pra te dar. Muitas vezes, uma dessas dicas pode te fazer economizar trabalho e pegar um atalho rumo aos seus objetivos.

Feedback, por favor!

Feedback não é pesadelo, é hora de escutar avaliações de quem vê seu trabalho de fora e quer te ajudar a evoluir. Sabe aquela história de que duas cabeças pensam melhor do que uma? Então, o raciocínio, neste caso, é bem parecido. O Feedback pode te fazer economizar muito tempo no caminho rumo aos seus objetivos.

Mantenha essa porta aberta e sempre que tiver dúvidas em um projeto, metodologia ou processo, peça um feedback. Lembre-se sempre que: muitas vezes a percepção da empresa em relação ao seu trabalho pode ser muito diferente da sua. A boa notícia é que depois de saber disso, a adaptação pode ser feita.

Fuja sempre das zonas de conforto

Estamos falando sobre sua evolução profissional, né? Então, não adianta continuar fazendo tudo do mesmo jeitinho de sempre. Se sua rotina de trabalho estiver muito fácil, já naquele delicioso piloto automático, tem alguma coisa errada. Nada de novo vem de um caminho antigo.

Um ótimo hábito é se propor desafios. Se existe uma tarefa que você olha e pensa: eu nunca conseguiria fazer isso. É exatamente essa habilidade que você deve tentar desenvolver. Isso vale pra sua vida acadêmica também, viu?

Espírito Empreendedor

Ter esse espírito empreendedor é ter cabeça de dono. Isso significa que você vai mandar em todo mundo que trabalha do seu lado? Não! O empreendedor, nesse caso, significa que você assumirá responsabilidades maiores do que normalmente e tentará sempre solucionar os problemas que aparecerem pelo caminho.

Um pepino apareceu e seu chefe não está perto ou está muito ocupado? Tente achar você soluções para esse problema. Trazer os obstáculos pra si, te ajudará a parecer mais maduro diante dos chefes.

Trabalho em equipe

Saber trabalhar em time é uma daquelas qualidades que desde sempre foram valorizadas nos ambientes profissionais. Só que não basta ser simpático e se dar bem com todo mundo. Aqui, o maior trunfo é conseguir fazer o papel de conciliador. Ser uma ponte entre outros colegas, saber entender e traduzir as falas alheias, conseguir acalmar os ânimos, quando alguma rusga surgir, te farão ser um membro fundamental para a empresa.

Bora começar?

Agora que você já tem todas essas dicas, é só correr pro abraço! Olhe pra frente, valorize a opinião e experiência dos seus colegas, ande em parceria com seus chefes e sempre saia da zona de conforto. Mantendo esse roteiro, seus objetivos estarão mais perto do que imagina!

 

Post a comment