This is Dieter, a template for agencies and freelancers who are not afraid to stand out.
Top

Blog

A tecnologia pode eliminar o viés das contratações?

Será que a tecnologia e os chatbots serão capazes de remover o viés inconsciente no recrutamento? Acredito que sim, estas ferramentas nos trazem alguns recursos muito interessantes para ajudar.

Como primeiro fato: a maioria de nós realmente gosta de si mesmo. Muito! E normalmente acreditamos que a nossa maneira de fazer as coisas é a melhor. A maneira como eu coloco o papel higiênico no banheiro é a certa e não a que os outros fazem, por exemplo.

E quando vamos ao mundo da contratação isso é similar. Gostamos de contratar pessoas similares a gente. Se tivermos três candidatos igualmente qualificados acabamos escolhendo por alguém que tenha um perfil e comportamento parecidos com os nosso. Esse é somente um dos vieses que usamos ao selecionar alguém.

O uso de tecnologia pode ajudar a remover este ponto focando nas necessidades e capacidades dos candidatos ou até em alguns momentos ajudar a empresa a contratar garantindo a diversidade dentro do ambiente da empresa.

Quais são os principais tipos de viés inconsciente?

O primeiro passo em resolver qualquer problema é entendê-lo. E com isto em mente você e seu time devem se familiarizar com este conceito e conhecer os principais existentes:

  • Viés por afinidade: Gostamos de pessoas similares a gente
  • Efeito de Halo: porque gostamos de alguém, tendemos a crer que tudo que ele faz é bom
  • Viés de percepção: criamos estereótipos de grupos de pessoas e isso torna ser objetivo algo extremamente difícil
  • Viés de confirmação: Buscamos as informações que precisamos para reiterar nossas crenças e pensamentos pré-existentes.

Se tiver interesse em entender mais a fundo este conceito leia este estudo.

Como a tecnologia vai me ajudar?

Com o uso da tecnologia é dos chatbots é possível captar informações e qualificações das pessoas participando do processo seletivo e ao enviá-las ao selecionador oferecer um perfil às cegas ou currículo cego. Neste perfil informações que poderiam influenciar nas escolhas por conta do viés são ocultadas.

Sendo assim os avaliadores podem se focar nas competências, conhecimentos e focamos no que é essencial para a preencher a vaga com o melhor profissional.

Quando olhamos pelo outro lado podemos notar a falta de diversidade no mundo corporativo e mais especificamente em algumas áreas e, neste ponto, a tecnologia também traz benefícios.

Se for identificada uma necessidade de contratar mais mulheres, por exemplo, para um determinado cargo ao usarmos a tecnologia podemos dar foco em primeiro analisar os perfis com esta característica. Com este foco diferente garantimos que tenhamos pessoas de todos os backgrounds em departamentos da empresa e isso enriquece a qualidade e as maneiras de uma equipe pensar e desenvolver soluções.

Conclusão

Uma vez que temos conhecimento dos prejuízos que o viés traz e os benefícios de criar uma empresa com maior diversidade é nosso dever nos utilizarmos de todas as maneiras possíveis para evitar os erros que já se tornaram “comum” nos momentos de recrutamento. A tecnologia e seus usos chegam como uma grande aliada e não há motivos para não usarmos ela para nos ajudar.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre as nossas soluções é só entrar em contato.

Post a comment